Brasil foi o grande destaque em Arequipa com a conquista de 85 medalhas

Publicado em 09/12/2018

Categorias:

Arequipa – O Brasil superou todas as expectativas e bateu recorde na conquista de medalhas nos Jogos Sul-americanos Escolares, superando inclusive a Cochabamba 2017, quando conquistou 60 medalhas.

Agora em Arequipa foram 75 medalhas, sendo 40 de ouro, 27 de prata e 18 de bronze. Resultado extraoficial, porque depende da oficialização por parte do comitê organizador da competição, bem como a declaração do campeão geral. Tudo leva a crer que esse título ficará mesmo com o Brasil, que se destacou em todas as modalidades, conquistando resultados importantes.

Essa conquista foi coroada com os resultados expressivos, conquistados neste último dia de competição. O Brasil foi para finais em diversas modalidades e saiu com um saldo altamente positivo. Neste último dia de competição, o Brasil esteve nas finais de handebol masculino, basquete feminino, voleibol masculino, futsal masculino e feminino, xadrez e tênis de mesa.

Só ouro

As medalhas de ouro foram conquistadas nas vitórias do basquete feminino sobre o Peru por 67×53. No futsal masculino o Brasil venceu o Paraguai por 3×0. Na disputa mais emocionante do dia, o handebol masculino suou para vencer o Paraguai. Um jogo para ficar na história. Depois de empate em 20×20, no tempo normal, 0x0 na primeira prorrogação e 2×2 na segunda prorrogação, a decisão foi para os tiros livres de sete metros e o Brasil venceu por 2×1.

Destaque para o goleiro Rafael, que defendeu dois tiros livres e garantiu a vitória brasileira. Depois foi só comemorar. Teve ainda o ouro conquistado xadrez e tênis de mesa.

No voleibol masculino a derrota para a Bolívia garantiu a medalha de prata. Medalha de prata também para o futsal feminino que perdeu de 4×1, também para o Paraguai.Não temos a menor dúvida de que o Brasil mais uma vez sagrou-se campeão geral dos Jogos Sul-americanos Escolares. Mas devemos aguardar o resultado oficial. Foi uma campanha positiva, conquistamos medalhas em todas as modalidades disputadas. Nossos atletas se superaram, ultrapassaram barreiras como a altitude e o ar rarefeito dos 2.300m de altitude de Arequipa.

Em resumo, o Brasil foi o grande destaque da competição, sagrando-se campeão geral no atletismo feminino, na natação, judô, xadrez e tênis de mesa. Resta agora esperar o resultado oficial do comitê organizador, para consolidar essa conquista de campeão dos Jogos Sul-americanos Escolares, repetindo as últimas conquistas de Assunção e Cochabamba.

– Não temos a menor dúvida de que o Brasil mais uma vez sagrou-se campeão geral dos Jogos Sul-americanos Escolares. Mas devemos aguardar o resultado oficial. Foi uma campanha positiva, conquistamos medalhas em todas as modalidades disputadas. Nossos atletas se superaram, ultrapassaram barreiras como a altitude e o ar rarefeito dos 2.300m de altitude de Arequipa.

Estão de parabéns e só resta comemorar – disse Everson Sicarini, chefe da delegação brasileira em Arequipa.

Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Texto: Givaldo Batista
Foto: Rafael Brais/ME
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Fotos: Reynaldo Barbosa e Givaldo Batista
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2,
Lote 12, Bloco F, Brasília – Distrito Federal

Pular para o conteúdo