Noite dos Estados é sucesso entre participantes dos JEB’s

Publicado em 06/11/2023

Categorias:

O incentivo ao intercâmbio entre diferentes culturas das cinco regiões brasileiras esteve presente na Noite dos Estados, realizada no Ginásio da Ascade, sábado (4.11), em Brasília.

Davi Villa / CBDE

Em forma de feira popular, repleta de sotaques, costumes, roupas, folclore, artesanato, turismo e vivências, o evento reuniu estudantes-atletas e equipes técnicas das 27 unidades da Federação, ocasião que apresentaram seus produtos e conheceram o que há de melhor em cada região.

Pernambuco apresentou um vídeo institucional sobre a realização da próxima edição dos JEB’s, afirmando que Recife está pronta para receber a maior competição escolar do País”. Outras filmagens sobre os estados de origem das demais delegações também foram apresentadas.

Para quem conhecia somente Florianópolis (SC) visitar Brasília através do JEB’s já é uma grande conquista. Essa é a opinião da estudante-atleta do voleibol, Marjore Victória, 12 anos, aluna do Colégio São José, em Boa Vista, Roraima. Sua equipe venceu o Acre por 2 x 0, na tarde de sábado, e à noite conheceu um pouco mais sobre os demais estados.

Marjore conheceu o mate-leão geladinho e o biscoito globo, do Rio de Janeiro. Aprendeu sobre o Boi Barrica, bumba-meu-boi do Maranhão. Provou pamonha de sal, doce de queijo, marmelada e o doce Romeu e Julieta (queijo com goiabada). Conheceu por meio de exposição de fotos os atletas do Goiás Esporte Clube.

Artesanato indígena
Fácil de ser identificada pelas bolsas e chapéus feitos com capim dourado, a barraca do Tocantins fez uma mostra indígena com artefatos – remo, lança e chocalho – usados pelos Javaés e artesanatos variados. Não faltaram balaio, bolsas, sacolas e cestos feitos da fibra piaçava para guardar coco babaçu, caça, peixe ou carregar bebês recém-nascidos. Todos os produtos foram confeccionados pelas etnias Javaé, Anojé, Krahô, Krahô Canela, Xambioá e Xerente . A boneca Karajá, de nome Ritxoco, tinha um brilho à parte com as pinturas adquiridas com o leite do jenipapo verde, urucum e cera de abelha.

Davi Villa / CBDE
Davi Villa / CBDE
Davi Villa / CBDE

A barraca da Paraíba trouxe a “rapadura de Juliete, que é doce, mas não é mole não”, além de amendoins temperados. O doce de banana, o torresmo, a pele de porco”, o chá mate, as balas de café e as de iogurte, sendo a última produzida em fábrica paranaense, foram apresentadas por Jack Almeida, presidente da Federação do Desporto Escolar no estado.

O frevo, dança carnavalesca, foi representado pelas pequenas sombrinhas coloridas expostas na barraca de Pernambuco. O bolo de rolo, feito de massa de bolo fina e esticada com recheio de goiabada, foi servido aos estudantes atletas . Na barraca do Pará, o chefe da delegação Luiz Augusto de Souto, serviu aos visitantes o açaí com farinha de mandioca.

Davi Villa / CBDE

A noite dos Estados é uma promoção da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Pular para o conteúdo