Muita festa da torcida nas finais do basquete masculino no JEB’s 2023

Publicado em 02/11/2023

Categorias:

Por: Carolina Araújo

As cestas deram adeus aos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) de 2023. O evento é disputado na Capital Federal até o dia 09 de novembro. Na quarta-feira (1º) foram realizadas as últimas partidas de basquete masculino e feminino. As finais foram acirradas e cada ponto muito comemorado. O ginásio do Clube de Vizinhança, localizado no Plano Piloto, estava lotado e as torcidas fizeram uma verdadeira festa para os estudantes-atletas.

Mayna Nascimento / CBDE

Os protagonistas na briga pelo ouro da série prata foram os estados do Rio Grande do Sul, colégio Mauá, e Minas Gerais, escola Santo Antônio. O confronto foi ponto a ponto. Os sulistas começaram na frente, mas os mineiros não se perderam no jogo, passaram os gaúchos e a partida terminou em 28(MG) x 24(RS).

O cestinha da partida, Rafael Galo (14), fala sobre o desafio que foi a partida. “Foi muito bom! Conseguimos a vitória, graças a Deus! Foi um jogo super difícil, erramos muito, mas, mesmo assim, conseguimos a vitória”, descreve.

O mineiro cursa o 9º ano do fundamental II, ele relata que é difícil conciliar a escola e a prática do esporte, mas ele treina todos os dias e sempre procura dar o melhor nos estudos e na quadra.

Mais cedo, na decisão feminino, em uma partida decidida nos últimos segundos, a equipe de Santa Catarina venceu São Paulo e garantiu o título da série ouro, em um dos confrontos mais emocionantes de toda competição da bola laranja.

Mayna Nascimento / CBDE

A última partida de basquete dos JEB’s foi a disputa da medalha de ouro, na série ouro, entre os paulistas, do colégio Amorim e paraenses, da escola Santa Catarina de Sena. A partida foi movimentada com muitas cestinhas. Os estudantes de São Paulo acertavam, praticamente, todos os lances. O jogo terminou em 107(SP) x 59(PA). Os atletas-estudantes do Amorim levaram o ouro e ainda garantiram a vaga para os Jogos Escolares Sul-Americanos.

Mayna Nascimento / CBDE

Com o sorriso de orelha a orelha, Eduardo Amorim (14), conta emocionado sobre a conquista da vaga para os Jogos Sul-Americanos que serão disputados no Chile em dezembro. “É muita emoção! Estou competindo pela primeira vez. Fico muito feliz pelos companheiros que tenho. Agora é ir para o Chile e ganhar também”, ressalta.

Os Jogos Escolares Sul-Americanos serão disputados em Santiago, no Chile, de 05 a 08 de dezembro de 2023.

Assista as partidas das finais de basquete no link: https://www.youtube.com/watch?v=wVG2AzTwbxA&t=10700s

 

Pular para o conteúdo