Reunião Geral marca contagem regressiva para Gymnasiade

Publicado em 10/03/2023

Categorias:

Por: Mariana de Sá 

Foto: Guilherme Taboada/CBDE

Ainda faltam 162 dias para o início da Gymnasiade 2023, a maior competição esportiva escolar do mundo, mas para os membros executivos da Federação Internacional do Desporto Escolar – ISF, e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, o evento segue em ritmo acelerado. A reunião geral da semana de trabalho definiu questões importantes. Marcou e deu o pontapé inicial da contagem regressiva para o começo das competições.

– Foram dias intensos de reuniões e vistorias importantes. Estamos trabalhando para produzir a maior e melhor edição da Gymnasiade e assim, colocar mais uma vez, o nome do desporto escolar brasileiro cravado na história – analisou Antônio Hora Filho, presidente CBDE.

O saldo final da semana de trabalho foi positivo. Foram cinco dias de imersão exclusiva nas multitarefas, para que todas as modalidades aconteçam de forma fluida e assertiva.

– Tivemos reuniões importantíssimas para alinharmos questões que englobam toda a competição. Nossa função é fazer tudo acontecer da melhor forma possível, para que as delegações do Mundo só se preocupem em aproveitar os dias de competição – comentou Robson Aguar, vice-presidente da CBDE.

Foto: Guilherme Taboada/CBDE

Para melhor atender a todos, as reuniões contaram com representantes das Federações Internacionais e das Confederações Nacionais de cada uma das 22 modalidades.

– O evento teve grande relevância, uma vez que, conseguimos reunir todos que em agosto farão juntos a entrega da Gymnasiade. Após dias de debates, reuniões, apresentações de propostas e inspeções nos locais de competições, ficou mais que definido e detalhado os próximos passos que a CBDE dará para a finalização do planejamento do evento, buscando a excelência da entrega e atendendo as exigências das modalidades esportivas e das ações operacionais – analisou Ítalo Aguiar, diretor de operações da CBDE e do comitê organizador local da Gymnasiade 2023.

Após as inspeções, foram definidos os locais de competição, os cronogramas diários e os coordenadores responsáveis por cada setor dentro do comitê organizador.

– É com enorme satisfação que encerramos esta fase de preparação da Gymnasiade de 2023. Foi uma grata surpresa encontrar as instalações do Parque Olímpico sendo bem utilizadas e em ótimo estado. Tenho certeza que em agosto estaremos prontos para receber o mundo todo e realizarmos juntos a melhor edição – disse Laurent Petrynka, presidente da ISF.

Na reunião final, realizada na tarde desta quinta-feira (9/3), todos os 22 representantes das modalidades apresentaram relatório expondo suas necessidades.  

A edição de 2023 da Gymnasiade do Rio de Janeiro já virou histórica, com o número recorde de modalidades inscritas, duas a mais do que as disputadas na competição da Normandia, na França, de 2022: surf e skate.

A maior competição mundial do desporto escolar é uma realização da ISF, junto com a CBDE, com apoio do SESC Rio; da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ); do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de Secretaria de Estado de Esporte e Lazer; da Prefeitura do Rio; e do Governo Federal, através do Ministério do Esporte.

Pular para o conteúdo