JEB’s 2022 bate recorde de inscrições e terá a participação de estudantes de todos os estados do país

Por: Jesus Filho

Estudantes-atletas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, como no ano passado após um hiato de 17 anos, terão novamente a oportunidade de participar dos Jogos Escolares Brasileiros. O evento é um esforço conjunto entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e o Governo do Brasil, através da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania. 

“O nosso time segue trabalhando para que o Parque Olímpico do Rio de Janeiro seja palco de mais uma grande festa do esporte escolar nacional. Essa união institucional entre a CBDE, o Ministério da Cidadania, os governos estaduais com o apoio das nossas federações escolares, está sendo de fundamental importância para que pelo segundo ano consecutivo, o Brasil se encontre nos JEB’s com recorde absoluto de participação”, destacou Antônio Hora Filho, presidente da CBDE. 

Todas as 27 Unidades Federativas serão representadas e terão seus custos de viagem, hospedagem e alimentação, arcados pela organização do evento, colocando em prática um dos pilares da CBDE que é a democratização do esporte. 

“Também graças a nossa política de equidade de gênero, assim como na última edição, neste ano, as meninas participarão dos JEB’s em maior número, gerando expectativa para que as próximas gerações Olímpicas e de alto rendimento tenham uma representação feminina cada vez mais forte”, destacou Antônio Hora. 

Toda delegação participante terá uma equipe em cada gênero, para cada modalidade, garantindo assim um estímulo inicial fundamental à vida dos jovens estudantes-atletas, tantas vezes carentes de oportunidades, não só no esporte. 

Para que se tenha ideia do tamanho do evento este ano, em 2021, foram 5.114 estudantes-atletas que disputaram os JEB’s, já nessa edição a quantidade é ainda superior. Serão 5.646 brasileirinhos entre 12 e 14 anos que irão viver dias inesquecíveis na cidade maravilhosa, podendo contemplar o palco Olímpico de 2016. 

“É um sonho não só para eles, como também para todos nós que trabalhamos para que essa engrenagem funcione. Teremos ao longo dos jogos 17 modalidades, além de mais 03 demonstrativas. O Paralímpico também estará inserido ampliando não só as oportunidades, mas garantindo a inclusão dentro desse intercâmbio cultural repleto de oportunidades”, disse Hora Filho. 

O Rio de Janeiro possui uma enorme tradição esportiva, e como não poderia deixar de ser, recebe novamente mais uma edição dos Jogos Escolares Brasileiros. Além de aquecer a economia da cidade, o evento será seletiva para o campeonato sul-americano, realizado no fim de 2022, aqui no Brasil. 

Um detalhe especial é o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, bem como do SESC-Rio, do Banco do Brasil, Da Vale, e da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), que foram fundamentais para a realização do evento. 

As disputas dos Jogos Escolares Brasileiros serão transmitidas ao vivo através do canal da CBDE, no youtube. A entrada aos locais de competição é franca. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.