Federações escolares falam sobre a expectativa para o início dos JEB’s

Publicado em 17/10/2022

Categorias:

 

 

Por: Jesus Filho

Malas prontas rumo ao Rio de Janeiro e muita disposição para viver dias mágicos no palco que sediou as Olimpíadas de 2016 no Brasil. Representar sua escola nos JEB’s é o objetivo de estudantes-atletas de diversas regiões do país que buscam conter a ansiedade antes do início das disputas. 

Engrenagem que faz o Esporte Escolar acontecer, as federações escolares, em parceria com os Estados, realizaram nas últimas semanas seletivas para a competição. E a cada vitória conquistada, carimbar o passaporte para o Rio de Janeiro abre-alas para um misto de sensações. 

“A nossa cidade está de portas abertas para receber as delegações que irão desembarcar para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros. Junto com o Governo do Rio, fizemos uma ampla seletiva e eu acredito que como anfitriões, nossos estudantes irão buscar nas mais diferentes modalidades posições de destaque no pódio”, revelou Eduardo Domingues, presidente da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro. 

Entusiasmo compartilhado com Fernando Mabilde, presidente da Federação do Desporto Escolar do Rio Grande do Sul (FDERS), que revelou a sua alegria em retornar aos Jogos Escolares Brasileiros. 

“Atuei durante muitos anos nos JEB’s como árbitro de basquete. E agora volto com uma nova geração que até sabe que a medalha é importante, mas que também quer ter a oportunidade de viver esse intercâmbio repleto de oportunidades”, disse.

O evento reunirá quase 8 mil pessoas no Rio de Janeiro entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro. Para Gilson Pereira, presidente da Federação Paraense do Desporto Escolar (FPDE), a parceria entre a CBDE e o Governo do Brasil têm feito a diferença na formação do cidadão. 

“No Rio de Janeiro, mais uma vez o Brasil irá se encontrar por conta dessa oportunidade única que o Esporte Escolar oferece. Tudo feito com carinho para que os estudantes-atletas apenas se preocupem em competir. Iremos levar uma expressiva delegação aqui do Pará e eu estou muito feliz de ver crianças de todas as regiões do meu estado contempladas por essa união de esforços institucionais que faz completa diferença no futuro dessa juventude”, declarou. 

Ao todo, durante os JEB’s, 17 modalidades serão disputadas. A competição ocorre no Parque Olímpico do Rio, na Universidade da Força Aérea (UNIFA), e também no Complexo Esportivo de Deodoro. O evento será transmitido ao vivo através do canal da CBDE, no youtube.

Pular para o conteúdo