Pará e Santa Catarina vencem a ‘Série Ouro’ do Brasileirão Escolar de Futsal

Publicado em 30/07/2022

Categorias:

Por: Jesus Filho

Finais e premiação do Brasileirão Escolar de Futsal. Foto: Filipe Carrapato/CBDE

Em uma semana esportiva histórica na linda cidade de Balneário Camboriú, escolas de todo país se despediram de uma das competições mais disputadas dos últimos anos. Modalidade entre as mais populares do país, o futsal abriu alas para o talento de estudantes-atletas que elevaram o nível e fizeram uma bonita festa em Santa Catarina. 

Desde a fase classificatória até os jogos finais, respeito e disciplina deram o tom em uma competição escolar onde a democratização do esporte oportunizou que o Brasil se encontrasse no sul do país. Com um nível técnico elevadíssimo, 56 equipes lutaram pelo título nacional em jogos que fizeram a família brasileira sentar no sofá e acompanhar a transmissão ao vivo realizada pela CBDE em seus canais oficiais de comunicação. 

Pela “Série Cobre” a equipe feminina do colégio Ateneu, do Ceará, venceu por 6 a 5, a escola Oquerlina Torres, de Tocantins, e garantiu o título brasileiro. Já pelo masculino a conquista ficou com a escola Médio Félix Camôa que passou pela escola Cândido Mariano com o elástico placar de 8 a 4, conquistando a desejada medalha de ouro. 

Finais e premiação do Brasileirão Escolar de Futsal. Foto: Filipe Carrapato/CBDE

A escola amapaense Sônia Barreto foi a campeã da Série Bronze. As meninas venceram o colégio Dom Pedro, de Goiás, por 3 a 1 e levaram o título. No masculino, a disputa acirrada ficou entre as escolas Major Guapindaia, de Rondônia, e Batista Mineiro, de Minas Gerais. Em um jogo disputado, quem levou a melhor foi o time rondoniense que voltou para casa campeão nacional após vencer a partida por 4 a 3. 

Na disputa da “Série Prata”, o colégio Odete São Paio, do Rio de Janeiro, levou o ouro feminino depois de vencer o Recanto, do Amazonas, por 3 a 1. Já o time masculino do colégio Intensivo, de Alagoas, venceu por 7 a 4 a equilibrada equipe da escola Emir Gomes, do Espírito Santo, conquistando o troféu. 

Finais e premiação do Brasileirão Escolar de Futsal. Foto: Filipe Carrapato/CBDE

Na disputa da série ouro, como não poderia ser diferente, as finais foram eletrizantes. No feminino o Brasileirão foi conquistado pelo time da escola Joaquim Ramos, de Santa Catarina que venceu a disputa contra a escola Nip, de Pernambuco, por 5 a 2. 

Já no masculino, a partida que encerrou o campeonato foi decidida nos pênaltis. E o colégio Santa Rosa, do Pará, embalado por ter vencido o bicampeão brasileiro, o Colégio Amorim, de São Paulo, na semifinal, foi o grande vencedor. No tempo regulamentar foi um gol para cada lado, mas nos pênaltis, não deu para a escola Giardini Lenzi que mesmo lutando bravamente não conseguiu segurar o embalado time paraense que voltou para casa Campeão do Brasil. 

Finais e premiação do Brasileirão Escolar de Futsal. Foto: Filipe Carrapato/CBDE

Durante a premiação, o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho agradeceu as escolas pela participação no campeonato e desejou um bom retorno às delegações em sua volta para casa. O evento terminou com a alegria dos estudantes-atletas que independente da medalha, retornam com a bagagem repleta de conhecimento.

Pular para o conteúdo