Abertura oficial e disputas eletrizantes marcam início do Brasileiro Escolar de Futsal

Publicado em 26/07/2022

Categorias:

Por: Jesus Filho

Brasileirão Escolar de Futsal. Foto: Filipe Carrapato/CBDE

Delegações de todas as partes do Brasil estão em Balneário Camboriú onde disputam as emoções do Brasileiro Escolar de Futsal. O evento conta com a participação de cerca de mil pessoas entre estudantes-atletas, arbitragem, professores, dirigentes e o time de colaboradores que faz a engrenagem desse grande evento acontecer. 

Realizada no ginásio Sérgio Lorenzatto, a Cerimônia Oficial que abriu o campeonato contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, e também de seu vice-presidente, Robson Aguiar, que fizeram questão de homenagear o diretor da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Kelvin Nunes, pelas ações conjuntas que estimulam a prática esportiva nas escolas e promovem eventos esportivos como o Brasileiro em Santa Catarina. 

Com direito a ‘Pira Olímpica’ acesa, juramento de atletas e dos árbitros, a cerimônia mostrou não só a alegria das delegações oriundas de todas as partes do país que participam da competição, como também revelou a euforia dos estudantes com o início das disputas. 

Brasileirão Escolar de Futsal. Foto: Filipe Carrapato/CBDE

E se a abertura foi um verdadeiro sucesso, dentro de quadra com a bola rolando o nível técnico ficou evidente. Grande campeã brasileira, o Colégio Amorim chegou com a vontade de manter-se no topo do país. Nas últimas duas edições dos mundiais escolares de futsal, a escola representou o Brasil e levou o título. Fato que não o torna favorito nesta edição, segundo disse o técnico Vinícius Moraes.

– Do último mundial escolar até aqui passaram quatro anos. Temos um novo time, uma outra formação e as escolas se prepararam para esse brasileiro. Um dos grandes times que vi aqui é o do Colégio Santa Rosa, do Pará, que veio forte, assim como as equipes de Minas Gerais e de Santa Catarina. 

Brasileirão Escolar de Futsal. Foto: Filipe Carrapato/CBDE

Pelo formato de disputas, as escolas competem em quatro séries, podendo levar a medalha de ouro. São elas: ouro, em que lutam pelo título brasileiro, além das de prata, bronze e também de cobre, oportunidade em que irão disputar uma medalha e a posição no pódio. 

Artilheiro da equipe masculina de Santa Catarina, o camisa número 11, Custódio, disse que os primeiros jogos já mostram uma tendência de que as disputas serão ainda mais difíceis. “O nosso time veio forte, mas as demais equipes também. Isso deixa a competição mais atrativa e nos estimula a continuar lutando pelo título nacional”, contou. 

Brasileirão Escolar de Futsal. Foto: Filipe Carrapato/CBDE

O Brasileiro Escolar de Futsal ocorre até o próximo dia 31, em Balneário Camboriú. O evento conta com a participação de 56 equipes, 28 no gênero masculino e, outras 28, no feminino. A entrada nos ginásios é franca, mas os jogos para quem estiver fora da cidade serão transmitidos ao vivo pelos nossos canais oficiais de comunicação.  

 

Pular para o conteúdo