Assembleia Geral Extraordinária da CBDE é realizada no Paraná

Categorias:

Por: Jesus Filho

Assembleia Geral Extraordinária da CBDE – Fotos: Filipe Carrapato/CBDE

Entidades representativas do Desporto Escolar Brasileiro se reuniram na manhã desta terça-feira (21), em Foz do Iguaçu – PR, para a realização da Assembleia Geral Extraordinária da CBDE. O evento foi conduzido pelo presidente Antônio Hora Filho que teve a alegria de contar com a presença do presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar, Laurent Petrynka, que desembarcou essa semana no Brasil para acompanhar o Mundial ISF de Voleibol, na reunião.

Durante o encontro, foram apresentadas novas inclusões no calendário esportivo da CBDE com a confirmação da participação brasileira em novos eventos internacionais. A grande novidade é o ‘She Run’, modalidade que estimula a participação do gênero feminino em competições esportivas em caráter de igualdade.

Presidente da Federação do Desporto Escolar do Pará (FPDE), Gilson Pereira enalteceu a transparência como a CBDE atua e destacou a gestão por excelência realizada pela entidade no Brasil.

– Temos no país um modelo de gestão que está entre os melhores do mundo. Reunir as federações para ampliar o diálogo institucional buscando alternativas para que o esporte escolar se fortaleça é de fundamental importância para o nosso sistema.

Assembleia Geral Extraordinária da CBDE – Fotos: Filipe Carrapato/CBDE

Já o presidente da Federação do Desporto Escolar do Mato Grosso do Sul, Marcos Aguilhera, comemorou a participação do Brasil em novos eventos esportivos fora do país. Para o dirigente, a política institucional adotada pela CBDE no Brasil é fundamental na formação do cidadão.

– Aprovamos hoje a inclusão do Brasil em dois novos grandes eventos da ISF. Isso estimula as federações a trabalharem para que possamos ter representantes nesses eventos que marcam época e fazem a diferença na formação esportiva do nosso país. A maneira democrática como os assuntos são tratados coloca a confederação em um patamar de referência para todo o mundo.

Assembleia Geral Extraordinária da CBDE – Fotos: Filipe Carrapato/CBDE

Com quinze representantes, Assembleia Geral Extraordinária da CBDE contou também com a participação de sua Comissão de Atletas. Liderados pela nadadora paraense, Ana Sofia Valente, o órgão compõe o conselho gestor da entidade e corresponde a ½ dos votos em assembleia. Ações que visam ampliar o espaço dos atletas na gestão do esporte escolar nacional.