Brasil vence Letônia e conquista ouro no vôlei de praia masculino

Publicado em 21/05/2022

Categorias:

O Brasil conquistou na tarde desta sexta-feira (20), a medalha de ouro do voleibol de praia masculino da Gymnasiada 2022, na Normandia, ao vencer a dupla da Letônia por 2×1, de virada, com parciais de 18×21, 22×21 e 15×12. A vitória brasileira veio no terceiro set, o set desempate.

A dupla brasileira foi formada por Guilherme e Henrique. Gustavo ficou como reserva nesse jogo decisivo. A dupla campeã mora, treina e joga no Paraná.  

O Brasil começou muito mal. Perdeu o primeiro set por 21 x 18, isso depois de chegar ao empate em 11×11 e ultrapassar os lituanos em 12×11. Chegou a colocar 15×14. Mas a partir daí, a dupla brasileira se desequilibrou, tentou corrigir os erros, porém a Letônia cresceu fechou o set em 21 x 18.

No segundo set, o Brasil voltou um pouco melhor, equilibrou o jogo chegou ao empate em 18×18 e fechou o set em 22×21. No set desempate, o Brasil chegou a estar perdendo por 12×11, mas conseguiu virar o placar e venceu por 22×21, depois de empatar em 18×18. O Brasil fechou o segundo set em 22×21, levando a partida para o set desempate e venceu por 15×12.

Foi uma partida duríssima, porque a equipe da Letônia mostrou muita capacidade, um boa técnica e o Brasil para chegar à vitória de virada, contou com o apoio da torcida. Os brasileiros se fizeram presente nas arquibancadas, montadas nas areias da praiade Deauville torceram e incentivaram a dupla do Brasil, principalmente nos momento de mais dificuldades. Depois foi só comemorar a conquista de mais uma medalha de ouro para o Brasil.

Henrique e Guilherme comemoraram a difícil vitória que valeu a medalha de ouro em um jogo quase perdido.

Para Henrique, essa é a primeira conquista internacional da dupla e a medalha de ouro representa o resultado de muita luta e muito trabalho.

– É a minha primeira competição representando o Brasil em nível internacional e, ganhar a medalha de ouro é a conquista de um sonho. Estou muito feliz, muito emocionado, ainda com adrenalina lá em cima. Estou muito feliz pelo resultado. Muito feliz pelo meu desempenho, pelo desempenho da equipe, pelo trabalho que a gente fez e tudo em prol dessa competição. A gente está muito feliz e ofereço essa medalha de ouro à minha família, que fez um grande sacrifico para estar aqui. Eles vieram me acompanhar aqui de pertinho.Muito feliz em poder contar com eles aqui – disse o Henrique, ainda emocionado com a conquista.

Outro que não conteve a alegria foi oGuilherme, que lutou do início ao fim pela vitória e comemorou demais. Para ele a medalha foi muito importante pois pode ser a arrancada para outras conquistas.

– Essa vitória representa muito na minha carreira. Há três anos estava disputando o mundial na Itália, acabei caindo na semifinal. Fiquei em quarto lugar, mas trabalhei durante três anos e consegui. É uma vitória da equipe, de toda a galera de Maringá. Temos que agradecer a presença da torcida, o apoio do torcedor brasileiro foi muito importante. Ofereço essa medalha à minha família, agradecido pelo apoio recebido – disse Guilherme.

Para o presidente Antônio Hora, foi uma vitória maiúscula, muito importante, que representa a raça e a garra do brasileiro, que se supera nos momentos mais difíceis.

– O Brasil finalizar essa partida com uma virada histórica. A outra equipe perfeita em todos os detalhes, mas o Brasil tem raça. Os meninos do Brasil nos momentos de dificuldades, eles conseguem tirar de onde não tem. Os meninos estão de parabéns – comemorou o presidente Antônio Hora, vibrando com mais uma medalha de ouro para o Brasil.  

Texto: Givaldo Batista

Fotos: Jorge Henrique 

Pular para o conteúdo