Brasil conquista troféu fairplay da Gymnasiade 2022

Publicado em 20/05/2022

Categorias:

As conquistas do Brasil na Gymnasiade 2022 na França, não se refletem apenas, nas quadras, piscinas e pistas. Elasacontecem também fora dos gramados, fazendo com que o pais seja hoje uma grande potência e um dos mais importantes no desporto escolar mundial. O Brasil é o top 3 do ranking da ISF e, pretende deixar a Normandia com o primeiro lugar no ranking da International School Sport Federation (ISF).

Nesta quarta-feira (18), dia dedicado à confraternização dos atletas, aconteceu o Dia Cultural, um dia dedicado ao conhecimento da história, do folclore, da culinária e tradições dos pais anfitrião, seguido da Noite das  Nações.

Na oportunidade, o Brasil foi premiado com o troféu Fairplay. Trata-se de uma premiação destinada aquela delegação mais simpática, aquela que recebe mais atenção dos demais participantes. O título foi muito bem recebido pelos brasileiros. A premiação se transformou em um momento de festa e muita emoção. Os brasileiros fizeram uma comemoração digna de uma grande conquista.

Memorial da Segunda Guerra

O quarto dia da Gymnasiade na Normandia, começou com a visita de todas as delegações, ao Memorial da Segunda Grande Guerra Mundial. Um conjunto de beleza arquitetônica incomparável,  na cidade de Caen, monumento que retrata o heroísmo de soldados dos países aliados e presta homenagem às tropas aliadas que desembarcaram nas praias da Normandia, em 06 junho de 1944 e aos heróis da Segunda Guerra que impediram o avanço dos nazistas. Uma viagem ao passado.

A conquista enche de orgulho a todos integrantes de delegação brasileira e quem expressa esse sentimento é o CEO da CBDE, Luís Delfino. Para Luís Delfino, o troféu fair-play representa o mesmo que uma conquista na quadra, na piscina ou na pista.

O prêmio fair-play é baseado em fatores de comportamento e valores. Ser campeão do troféu fair-play é sem tamanho, esse valor que hoje nós temos aos olhos do mundo. Mostra que o Brasil trabalha. A meta do desporto escolar foi atingida com êxito. O presidente Antônio Hora, quando distribuiu seus valores no Planejamento Estratégico, um dos pilares foi o fairplay. Hoje estamos alcançando uma das metas propostas pelo nosso presidente e tudo isso para nós hoje é motivo de grande festa – comemorou Luís Delfino.

Ninguém mais para vibrar e se emocionar com essa conquista do que o próprio presidente Antônio Hora Filho. Na sua fala, ele não conteve a emoção não pode esconder os olhos lacrimejantes e a voz embargada.

O Brasil é a segunda nação no coração de todos que participam da Gymnasiade, aqui na Normandia. E essa delegação que nós trouxemos, angariou a simpatia e o carinho de todos. O Brasil além de ser o maior e o mais forte com a conquista de muitas medalhas é também o mais querido. Então, o troféu fairplay, para CBDE e para todo o Brasil tem um significado muito grande, muito maior que o quadro de medalhas, ao final da competição. Isso significa dizer que estamos cumprindo o papel de pregar a paz, a união, a tolerância, contribuindo para a formação da cidadania desses jovens e na construção de um mundo melhor para se viver – comemorou Antônio Hora.

No jantar de confraternização, oferecido pelo presidente da CBDE, aos membros, oficiais da delegação e convidados, contou com a presença do Secretaria Nacional de Esportes, Marcelo Magalhães  a quem Antônio Hora apresentou e repassou  o troféu, como forma de agradecimento, a tudo que o secretário Marcelo Magalhães, tem feito pelo desporto escolar no Brasil.

A competição na Região da Normandia prossegue até o próximo sábado (21), com a disputa de 20 modalidades esportivas. O Brasil briga por medalhas em 18 modalidades e no momento lidera o quadro de medalha. O pais que hoje é o terceiro no ranking da ISF, tem tudo para deixar a Normandia como o número um do desporto escolar mundial.    

Texto: Givaldo Batista

Foto: Jorge Henrique        

Pular para o conteúdo