Buscando vaga nos JEB’s 2021, estudantes atletas participam em todo país de seletivas estaduais

Publicado em 01/10/2021

Categorias:

Por: Jesus Filho / CBDE

A cidade maravilhosa será palco da próxima edição dos Jogos Escolares Brasileiros após 17 anos. A competição que se notabilizou no passado promete agitar o Rio de Janeiro entre os dias 27 de outubro e 05 de novembro. A grande novidade desta retomada é a realização do evento no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, palco dos Jogos Olímpicos de 2016.  

Ao todo, serão 17 modalidades, entre as quais: 12 individuais e 05 coletivas. Entre um gol feito no futsal, um mergulho na piscina ou um saque no vôlei de praia, estudantes atletas de todo país participam das seletivas estaduais buscando carimbar o passaporte para esse mundo de possibilidades.

“Estou muito confiante na delegação que iremos levar ao Rio. Nesta semana, fizemos nossa seletiva com apoio integral do Governo do Estado e o saldo foi amplamente positivo. Nossas crianças fizeram bonito e Alagoas chegará aos JEB’s para lutar por medalhas”, disse Iran Cândido, presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC).

Um dos fatores imprescindíveis para o retorno dos Jogos Escolares Brasileiros é a união entre o Governo Federal, através da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do ministério da Cidadania e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), entidade responsável pela execução do evento. Essa soma de esforços fez com que outros poderes buscassem o senso comum fortalecendo a base esportiva de nosso país, como o Sesc, além do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal e, também, da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro – FEERJ.

Feliz com essa mobilização que através do esporte estimula um futuro cheio de possibilidades para os estudantes, o presidente da Federação Gaúcha do Desporto Escolar, Fernando Mabilde, não escondeu a emoção de estar em mais um JEB’s, só que desta vez, como dirigente esportivo.

– Na minha carreira como árbitro internacional de basquete tive a oportunidade de apitar diversas edições dos Jogos Escolares Brasileiros. Mas por alguma razão esta, do Rio de Janeiro, será diferente. Eu percebo isso tanto em quem está mobilizado para fazê-lo acontecer, como nos atletas, pais e nas próprias crianças. Estou feliz e muito emocionado de participar desses jogos depois de tantos anos.

Esse sentimento é compartilhado por José Reinaldo, presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE), que revelou a ansiedade dos estudantes de seu estado com a proximidade da viagem. “Temos uma delegação alegre por estar vivendo esse sonho. Muitos deles ainda não tiveram a oportunidade sequer de andar de avião. Tenho convicção de que desses jogos sairão novos atletas Olímpicos que nos trarão muitas alegrias”, revelou o presidente.

Disputados por estudantes entre 12 e 14 anos, os Jogos Escolares Brasileiros terão a participação de quase 7 mil crianças de escolas públicas e particulares de todos os estados do país. Fato que aumenta a responsabilidade, mas que por outro lado, reascende a chama do Esporte nessa retomada pós-pandêmica, como frisou o presidente da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar (FNDE), Gileno Souto.

– Tenho dito que a reedição dos JEB’s em 2021 será o ‘abre-alas’ do esporte após a pandemia. Todos nós sabemos da missão que teremos pela frente, mas estamos esperançosos não só que o evento será um sucesso, como tudo que a CBDE realiza no país, mas também que o esporte escolar sairá ainda mais fortalecido com essa iniciativa que nos impulsiona a trabalhar cada dia mais, e melhor, pelo futuro do nosso país.

Seguindo as orientações sanitárias das autoridades brasileiras de saúde, todos os integrantes das delegações serão devidamente testados para a Covid-19 antes do embarque para o Rio. Essa medida visa não só salvaguardar os participantes do evento, como também, impedir a disseminação do vírus entre eles.

Fotos – Arquivo: Federações do Rio Grande do Norte (FNDE) e Alagoas (FAEC).

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

 

Pular para o conteúdo