Escola pública de Chapecó – SC, Lourdes Lago vence desafio virtual da CBDE

Publicado em 26/03/2021

Categorias:

Por: Jesus Filho

Comemoração do título Mundial ISF de Futsal, em 2018, no pátio da Lourdes Lago. Foto: arquivo pessoal da escola

Brasília – Uma instituição de ensino público que não se cansa de fazer história. Se há uma frase que melhor traduza a trajetória de sucesso da Escola Estadual Lourdes Lago, de Chapecó, em Santa Catarina, sem dúvidas é essa. Com o viés de apostar no esporte como ferramenta de inclusão através da educação, a ‘Lourdão’, como carinhosamente é chamada pelos alunos, depois de movimentar a cidade e conseguir formar uma corrente de engajamento nas redes sociais, foi a grande vencedora do segundo desafio virtual entre escolas promovido pela CBDE.

“Foi uma campanha linda. Nossos pais, alunos, professores e a própria população fizeram questão de participar. Chapecó foi a sensação. A Lourdes Lago foi a sensação! Estou muito emocionada com a conquista desse título virtual que movimentou a nossa cidade a ponto de a imprensa local ter nos apoiado. Realmente foi muito legal e quando a gente entra em uma competição, com certeza é para ganhar. Construímos uma rede do bem que nos ajudou vencer. Somos uma escola pública, com pouquíssimos recursos que fez história mais uma vez”, contou emocionada a diretora da escola, Susieli Casonatto.

Localizado no bairro Bela Vista, a Lourdes Lago possui uma metodologia de ensino reconhecida em todo país. Com 62 professores, a instituição conta com uma estrutura capaz de receber os 922 alunos que fazem o seu dia a dia acontecer. Do ensino fundamental ao médio, acreditar no esporte sempre foi uma de suas principais bandeiras.

“Sempre tivemos um olhar muito carinhoso pelo esporte escolar. Para que se tenha uma ideia, nossa escola tem uma diversidade cultural riquíssima, tendo em vista que muitas atletas de diversos estados do país, todos os anos vem para cá estudar conosco. Por isso, temos um olhar muito carinhoso por essas adolescentes que em muitos casos são oriundas de lugares onde a vulnerabilidade social é grande. Sempre fomos conscientes do nosso papel e as abraçamos como uma verdadeira família”, contou a diretora do Lourdão.

Comemoração do título Mundial ISF de Futsal, em 2018, no pátio da Lourdes Lago. Foto: arquivo pessoal da escola

Com um projeto esportivo que visa fomentar tanto o futebol, quanto o futsal feminino no Brasil, a Lourdes Lago possui em sua galeria de troféus títulos importantes, como o Mundial ISF de Futsal, realizado em 2018, na cidade de Rishon Le Zion, em Israel. Depois de uma campanha invicta sendo aplaudida de pé pela torcida israelense que pôde testemunhar o talento das alunas brasileiras, a equipe mais uma vez fez história desenvolvendo a base esportiva de nosso país.

O projeto desportivo liderado pelo professor Amauri Giordan, um dos mais importantes nomes do esporte escolar brasileiro segue rendendo bons frutos. Além do título mundial e diversos outros nacionais, regionais e estaduais, a Lourdes Lago segue estimulando a prática esportiva através da educação, condição para que as atletas possam viver esse sonho.

Em tempos de pandemia com a exigência das autoridades públicas de saúde para que se mantenha o distanciamento social, a escola também teve que se adequar a esse novo momento. Segundo a professora Susieli, o desafio de ensinar de maneira remota é estimulado pela certeza de que em breve tudo voltará ao normal.

“Nós ficamos praticamente um ano parados e tivemos que nos adaptar para que as aulas pudessem retornar. Demos a possibilidade de os pais escolherem se seus filhos teriam aulas presenciais ou remotas. Estamos buscando manter a qualidade de ensino, mesmo que de forma remota. Quanto ao esporte, todas as nossas alunas optaram pelo remoto em razão do indispensável, pelo menos neste momento, distanciamento social e pela maioria serem oriundas de outras cidades”, destacou.

Comemoração do título Mundial ISF de Futsal, em 2018, no pátio da Lourdes Lago. Foto: arquivo pessoal da escola

Com a vitória no desafio virtual da CBDE, a Lourdes Lago receberá mais uma premiação ao longo de sua história. Na decisão contra o Colégio Elite, do Rio de Janeiro, por uma diferença apertada de exatos 25 votos, a escola foi a grande campeã da disputa. A decisão acirrada entre as duas instituições de ensino comprova não só o espírito competitivo dos nossos atletas escolares que deram um verdadeiro show, como também, o sucesso de nossa campanha.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Pular para o conteúdo