Escola pública do Paraná vence desafio virtual da CBDE

Publicado em 15/12/2020

Categorias:

Por: Jesus Filho

Foto: Arquivo pessoal da Escola / FDEPR

Brasília – Em tempos de distanciamento social, o auxílio da tecnologia passou a ser uma das principais ferramentas de comunicação no cotidiano das pessoas. E tanto no esporte, quanto na educação, não poderia ser diferente tendo em vista a necessidade de cuidarmos uns dos outros, para que esse momento de incertezas logo passe e a gente possa voltar à vida normal. 

Com o calendário suspenso em 2020, atendendo às orientações e exigências das autoridades brasileiras de saúde, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), realizou o seu primeiro desafio virtual entre escolas, dinâmica em que através do story no instagram, os estudantes votaram elegendo a sua instituição favorita. 

Ao longo de todo o desafio, escolas públicas e privadas de todo país, participaram da competição virtual que ao todo teve mais 100 mil votos, garantindo outras milhares de visualizações nas redes sociais da CBDE. Com o engajamento afinado, não só os estudantes, bem como, todo o corpo pedagógico e seus próprios familiares, fizeram a diferença em cada confronto. 

Foto: Arquivo pessoal da Escola / FDEPR

A Escola Bento Munhoz da Rocha Neto, indicada pela Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDEPR), oriunda do município de Paranaguá, localizada no litoral do estado, foi a grande campeã. Com quase 13 mil votos no desafio final contra o Colégio da Polícia Militar, de Goiás, a escola não só venceu, como emocionou o diretor Éverton Borges. 

– Formamos uma corrente do bem que nos garantiu essa votação no desafio feito pela CBDE. Toda a comunidade escolar nos apoiou e eu fiquei surpreso e emocionado com o que vi. Foram muitas pessoas ajudando, se desdobrando pela madrugada pedindo votos nas redes sociais e todo esse esforço valeu a pena. Foi uma grande vitória neste ano atípico para a educação, mas também de superação e muita vontade de continuar contribuindo com o futuro do nosso país. A ‘Família Bento’, agradece a cada voto nesta conquista coletiva que nos enche de orgulho.

Foto: Arquivo pessoal da Escola / FDEPR

O desafio virtual promovido pela confederação agitou Paranaguá, que desde as primeiras horas da manhã de ontem, quando iniciou-se a final, já tinha uma força tarefa preparada que o tempo todo buscava a vitória. Feliz com o resultado, o professor Marçal Lombardi, vice-diretor da escola, não escondeu a satisfação de ver todo o esforço realizado, concretizado nessa vitória histórica para o seu estado. 

– O apoio de todos foi fundamental para que conseguíssemos vencer. Foi duro, divertido, mas muito cansativo, porém esse título para a nossa escola é importante não só pela vitória, bem como, pelo sentimento de união, de força, de grupo, que a cada dia mais nos estimula. 

Foto: Arquivo pessoal da Escola / FDEPR

Com o objetivo de fortalecer o Desporto Escolar Nacional dando ênfase ao trabalho que as escolas realizam na formação do cidadão, o desafio virtual da CBDE encheu de esperança a professora e pedagoga, Marlene Serafim, que revelou detalhes da votação. 

– Procurei fazer o máximo para ajudar. Pedi a amigos, familiares que pudessem nos auxiliar nesta votação que acabou tornando a nossa escola campeã. Estou muito feliz não só com a vitória, mas com toda a mobilização das pessoas que nos apoiaram neste desafio histórico para a nossa cidade e, principalmente, para a nossa escola. 

Entre as principais instituições de ensino público do país, a Escola Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, possui 630 alunos que cursam os ensinos fundamental e médio. Há anos fazendo a diferença na vida de muitas pessoas, a escola é conhecida pela qualidade profissional de sua equipe que desde sempre procurar buscar a excelência no plano de trabalho oferecido aos seus alunos.

Com todo esse retrospecto, a escolha de Clesio Prado, presidente da Federação Paranaense do Desporto Escolar (FDEPR), para que ela fosse uma das representantes do estado, no desafio da CBDE, não foi à toa. 

– A comunidade escolar esportiva do Paraná está em êxtase com essa vitória. A iniciativa do sistema CBDE, em parceria com as suas federações filiadas, e aqui faço uma saudação ao time guerreiro e valoroso da FDEPR, agitou o país valorizando as nossas instituições de ensino com uma gestão focada principalmente no fim, com o aluno, professor, diretor e a escola. Para a cidade de Paranaguá, conhecida por ser um polo econômico portuário, a vitória da Escola Bento Munhoz representa um marco tanto na educação, quanto no esporte estudantil do Paraná e nós estamos felizes em poder contribuir para que isso tenha se tornado realidade. 

Foto: Arquivo pessoal da Escola / FDEPR

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, agradeceu a participação de todos no desafio e fez questão de deixar uma mensagem à escola campeã. 

– Inicialmente quero agradecer e destacar a participação de todas as escolas, que através de nossas federações filiadas deram um verdadeiro show na realização do desafio. Além disso, deixo o meu abraço aos colaboradores e estudantes da Escola Bento Munhoz, do município de Paranaguá, no Paraná, pela conquista coletiva e aguerrida. Educação e esporte são ferramentas importantíssimas na formação do cidadão de bem. Por isso, trabalhamos e acreditamos que através destes pilares, o Brasil pode se tornar um país com menos desigualdade e mais oportunidades. 

Vencedora do “Desafio Virtual” da CBDE, a Escola Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, receberá um super prêmio pela conquista, passando ser a primeira instituição de ensino do país, a vencer um torneio virtual realizado por nossa entidade. 

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar 

Pular para o conteúdo