Assembleia Geral Ordinária aprova por unanimidade as contas da CBDE no exercício 2019

Publicado em 19/01/2020

Categorias:

Por: Jesus Filho

Aracaju – Entidades representativas do Desporto Escolar Nacional, se reuniram neste final de semana em Aracaju, capital do estado de Sergipe, para a Assembleia Geral Ordinária da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Em pauta, além da prestação de contas do exercício 2019, estavam também a aprovação do orçamento para este ano e o relatório de atividades da entidade. A reunião contou com a presença do presidente Antônio Hora Filho que presidiu os trabalhos.

Seguindo o rito, o primeiro tema foi a prestação de contas. Com base na política de boa governança adotada pela entidade seguindo as diretrizes de gestão por excelência, a CBDE contratou uma auditoria externa que deu parecer favorável para a aprovação das contas. A cada número explicado, os presidentes tiveram uma explanação do consultor José Maria Santucci, que cuidadosamente fez uma ampla apresentação dos valores que são arrecadados e gastos no ano esportivo da entidade.

E, por unanimidade, as contas da CBDE no exercício de 2019 foram aprovadas em assembleia, fator que traduziu o sentimento de Antônio Zico, presidente da Federação Amazonense do Desporto Escolar que elogiou a decisão da diretoria de antecipar a prestação de contas.

– Mais uma iniciativa do presidente Hora de antecipar a prestação de contas, com tudo bem esclarecido e explicado. Hoje a CBDE tem uma auditoria externa que é feita trimestralmente, justamente para que todos possam acompanhar o que é realizado, além do balanço fiscal feito no final de cada ano. Estamos no caminho certo adotando as melhoras práticas possíveis para que possamos continuar fazendo a diferença não só nas conquistas com os nossos atletas, como também, no cuidado com a coisa pública.

Com um calendário repleto de atividades em 2020, era necessário aprovar o orçamento para o ano com base nas competições que serão realizadas no Brasil e que terão participação brasileira no exterior. Com uma seletiva nacional para a Gymnasiade que promete ser a maior da história, os presidentes das federações filiadas aprovaram por unanimidade o orçamento autorizando o planejamento fiscal do ano esportivo.

Para João Bosco, presidente da Federação Mato-grossense do Desporto Escolar (FMDE), a assembleia foi ‘muito produtiva’ pois contribuiu para que a confederação cresça cada vez mais. Opinião reforçada por Sérgio Galdino, represente dos atletas que pela primeira vez participou do encontro: “Fico surpreso positivamente com a assembleia dinâmica que aconteceu, especialmente pela forma como é tratado o segmento pela CBDE. Eu acompanho o esporte estudantil há muitos anos e fico feliz por fazer parte e ver essa evolução que tem feito a diferença para muitas pessoas”, destacou.

No fim da assembleia, foi apresentado um relatório de atividades da CBDE. Na oportunidade, o presidente Hora reavivou o calendário de 2019 relembrando os desafios e as conquistas do ano que passou.

– Foi um ano cheio de desafios e muitas vitórias. Ganhamos o título mundial inédito com o futebol, garantimos o topo do mundo na natação, fizemos a diferença no combate games e realizamos brasileiros que entraram para a história com recorde absoluto de participantes. Vamos trabalhar ainda mais para que o Brasil continue entre as principais potências esportivas do mundo, fortalecendo as federações filiadas e gerindo a entidade com transparência, comprometimento e austeridade”, disse Antônio Hora encerando em seguida a assembleia.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar