Retrospectiva 2019: veja os fatos que marcaram o desporto escolar neste ano

Publicado em 28/12/2019

Categorias:

Por: Jesus Filho

Brasília – O ano esportivo da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), começou com a disputa de duas Seletivas Nacionais. Com a missão de formar uma delegação que pudesse quebrar paradigmas e fazer bonito no Mundial ISF de Futebol, Alagoas e Sergipe realizaram o Brasileiro Escolar da modalidade em dois campeonatos que atraíram, simultaneamente, centenas de estudantes de todas as partes do país em suas respectivas capitais.

A etapa feminina aconteceu em Maceió e foi vencida pelas estudantes da Escola Estadual Lourdes Lago, de Chapecó, em Santa Catarina. Já a disputa masculina ocorreu em Aracaju e teve como campeões os alunos do Colégio Amorim, de São Paulo, repetindo a dobradinha de 2017, ocasião em que as duas escolas representaram o Brasil no mundial da República Tcheca.

E o esperado aconteceu. No masculino, o Brasil conquistou o inédito título mundial e, com o feminino, a honrosa medalha de bronze, posição que revela ao mundo como o futebol feminino vem crescendo no “país do futebol”, especialmente na base graças aos incentivos dados pela CBDE que a cada dois anos realiza o seu concorrido torneio nacional.

O basquetebol fez história na capital federal com o maior brasileiro já realizado no país. Em ano de recorde absoluto de participantes em nossas competições, Brasília realizou uma festa bonita de assistir na disputa que mantinha em jogo não só o título brasileiro, como também, o carimbo no passaporte para a Grécia, país sede do mundial.

Com uma equipe competitiva que tinha como principal objetivo garantir os excelentes resultados que tradicionalmente conquista nesta modalidade, o Colégio Amorim-SP, mais uma vez venceu garantindo seu time masculino no mundial. Já no feminino, a equipe do Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu, no Paraná, venceu as meninas do Amorim e garantiu a vaga.

Pela primeira vez na história, o basquete escolar brasileiro conquistou, com a equipe masculina, a 7ª colocação em um Mundial ISF de Basquete, feito bastante comemorado não só pela delegação brasileira, mas por todos que fazem o desporto escolar no Brasil, tendo em vista que desbancar equipes tradicionalmente fortes nesta modalidade nunca foi uma tarefa fácil.

Ainda em Brasília, a CBDE realizou o Brasileiro Escolar de Orientação em parceria com a Confederação Brasileira de Orientação (CBO). Na ocasião, estudantes de diversas capitais conseguiram a classificação para o Mundial da modalidade que foi realizado na Estônia. Oportunidade para conhecer novos amigos e trazer na bagagem o conhecimento que só uma competição escolar deixa como legado.

A cidade maravilhosa parou para acompanhar as emoções do Brasileiro Escolar de Natação. O evento foi realizado nas águas históricas do Parque Aquático Maria Lenk, um dos principais palcos do esporte nacional. Na oportunidade, os estudantes lutavam por uma vaga no mundial da modalidade que pela primeira vez foi realizado no Brasil, mostrando ao mundo o prestígio da CBDE em realizar eventos esportivos.

A competição atraiu estudantes de diversos países que puderam desfrutar não só da alegria do povo carioca, como também de seu principal ponto turístico, tendo em vista que o “Dia Cultural” foi realizado no Cristo Redentor. Uma curiosidade nesta edição, foi a vitória do Brasil na categoria seleção, garantindo ao nosso país o topo do mundo na natação.

Entre os principais polos esportivos do Brasil, o Rio Grande do Norte recebeu o Brasileiro Escolar de Atletismo, competição seletiva para o Mundial ISF da modalidade realizado na cidade de Split, na Croácia. Com histórias de superação como de uma estudante do Norte do país que andou horas de barco para conseguir chegar ao aeroporto, o torneio foi um sucesso revelando ao país jovens talentos que certamente trarão muitas alegrias para o esporte nacional.

Uma das modalidades mais disputadas em nosso calendário é o Combate Games. E foi em Brasília que realizamos a nossa Seletiva Nacional. O evento contou com a presença de estudantes do taekwondo, judô, luta olímpica e do Karatê, que lutaram por uma vaga no Mundial ISF da modalidade que foi realizado em Budapeste, na Hungria.

Entre um dos lugares mais lindos do mundo, Budapeste recebeu os brasileiros de braços abertos, talvez essa atmosfera positiva tenha sido importante para que o Brasil pudesse fazer o que fez. Em todas as modalidades muitas medalhas, alegria e boas histórias para contar.

O Brasil foi à França participar do Mundial ISF de Triathlon, modalidade que demanda treino, concentração e disciplina. Nossa delegação teve a oportunidade não só de disputar as provas na histórica cidade de Castel Naldare, como de voltar para casa garantindo o bronze na categoria seleção.

O Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia traduziu bem o que foi o ano esportivo da CBDE em 2019. Além de iniciarmos a eleição que garantiu mais espaço dos atletas na nossa Assembleia Geral, o evento reuniu centenas de pessoas na capital paraibana em disputas de alto nível com a presença maciça do público que a cada rodada lotava a Arena CBDE, montada na praia de Cabo Branco.

Nesta competição o Brasil teve a oportunidade de conhecer a linda história de superação do professor Wallace Souza, do estado de Roraima. Além de conquistar o ouro em João Pessoa voltando para casa como campeão brasileiro com direito a desfile em carro aberto do corpo de bombeiros, ele e seus atletas foram à Itália fazer história no Mundial ISF da modalidade, retornando como campeões mundiais.

E a capital federal recebeu o maior brasileiro escolar de Handebol já realizado no Brasil. O evento garantiu ao Colégio Amorim, de São Paulo, a participação absoluta na Sérvia no próximo ano, oportunidade em que o Brasil será representado no Mundial ISF da modalidade pela escola paulista.

Durante o torneio, Carla Antonucci e Giuliano Ramos, técnicos do Brasil no último mundial avaliaram como “excelente” o brasileiro. Na visão dos dois, além do aumento significativa do nível técnico, houve também uma quantidade relevante de equipes participantes, fator que tornou a competição ainda mais difícil.

Histórico não só pela qualidade apresentada, mas pela quantidade de pessoas que participaram, Salvador recebeu o Brasileiro Escolar de Basquete 3×3. O evento iniciou no calendário nacional da CBDE o “Dia Cultural”, programação pedagógica semelhante ao que a Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) realiza em suas competições.

Com uma estrutura internacional, os competidores puderam desfrutar o que Salvador possui de melhor, seja em sua hotelaria, tendo em vista que as delegações ficaram baseadas em um resort, como também, nas disputas. O que se viu em Salvador foi a maior e mais planejada competição escolar de Basquete 3×3 já realizada no Brasil.

Com a vitória do Colégio Salesiano, do Rio Grande do Norte, e do ADN Máster, do Rio de Janeiro, serão esses os nossos representantes no Mundial ISF da modalidade que ocorrerá no próximo ano, na Índia.

Embora não sejam realizadas pela CBDE, tanto o Sul-Americano Escolar, quanto os Jogos Internacionais das Escolas Católicas também fizeram parte do nosso calendário em 2019. O Brasil, nas duas competições, mais uma vez fez bonito garantindo em cada modalidade disputada posições de destaque.

Fechando o calendário esportivo da CBDE, realizamos na capital federal o tradicional Seminário do Desporto Escolar, evento que nesta edição contou com a participação de personalidades políticas, acadêmicas e do desporto escolar que em um amplo fórum de debates, discutiram os avanços do segmento no país.

Com pautas diversificadas e para todos os gostos, o evento encerrou o ano com a expectativa do que veremos em 2020, já que estão previstos em nosso calendário diversos torneios nacionais e internacionais, a exemplo do Mundial ISF de Voleibol a ser realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, e a Gymnasiade, maior competição escolar do mundo que será realizada na China e contará com a participação maciça dos brasileiros.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Pular para o conteúdo