Cerimônia marca de abertura dos Jogos Escolares Sul-Americanos

Publicado em 02/12/2019

Categorias:

Por: Givaldo Batista e Dimas Ferreira

Assunção – Uma festa de luz, cores, gente jovem e saudável e muita alegria, marcou a solenidade de abertura dos XXV Jogos Sul-Americano Escolares, na tarde deste domingo 1º. de dezembro, em Assunção no Paraguai. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes da Secretaria Nacional de Deporte (SND). O Brasil foi representado pelo Secretário Especial de Esporte Adjunto, Marco Aurélio Souto de Araújo. O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho prestigiou a solenidade.

No desfile, o Brasil foi representado por atletas, que garbosamente desfilaram conduzindo o pavilhão nacional. Nas arquibancadas, o azul, o verde, o branco e o amarelo, cores dos uniformes brasileiros se destacavam entre os demais participantes.

O Ginásio de Esportes da Secretaria Nacional de Deporte (SND) em Assunção Paraguai, ficou pequeno para receber as delegações dos 11 países participantes da do desfile. O Brasil foi um dos mais aplaudidos e como pais anfitrião, o Paraguai foi o último a desfilar, recebendo efusivos aplausos dos presentes.

Participaram do desfile de abertura além do Brasil, as delegações representativas dos dez outros países participantes da competição.  Argentina, Bolívia, Bonaire, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

A cerimonia contou com as presenças da Ministra do Esporte do Paraguai, Fátima Morales, Ministro da Secretaria Nacional Antidrogas, Arnaldo Giuzzio, Ministro do interior, Euclides Acevedo, Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Alejandro Dominguez, Presidente da Associação de Futebol do Paraguai, Robert Harrison, Presidente do Comitê Olímpico do Paraguai, Camilo Pérez López Moreira, representantes do Conselho Esportivo Escolar da América do Sul (CONSUDE), do presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) Antônio Hora Filho e  presidentes de federações esportivas locais.

 – Em nome da Secretaria Nacional de Esportes e do Conselho de Esportes Escolares da América do Sul (CONSUDE), damos as boas-vindas a todos os atletas, que hoje competem aqui em Assunção. Acreditamos que o esporte é o carro-chefe dos valores e por isso, é sempre representado pela juventude, o grande futuro de qualquer nação – afirmou a ministra do Esporte do Paraguai, Fátima Morales.

Os jogos Sul-Americanos Escolares representam a mais importante competição esportiva escolar do continente americano, realizada anualmente, reúne cerca de 1500 alunos-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, de países membros do CONSUDE.

Os jogos promovem um programa para fortalecer a educação física e o treinamento esportivo, focado na integração e no fortalecimento de amizades, do companheirismo e na integração entre os povos.

Como sempre acontece, a CBDE marca presença, em Assunção, com a maior delegação dos XXV Jogos Sul-Americanos Escolar 2019, composta por 168 atletas e mais 54 pessoas entre técnicos, dirigentes e gestores.

Os jovens atletas brasileiros chegam com o desafio de superar as medalhas conquistadas em Arequipa, no Peru, quando da realização do XXIV Jogos Sul-Americanos Escolar 2018. Ali, o Brasil manteve a hegemonia continental, ao conquistar o título de campeão dos Jogos de Arequipa em 2018.

 – O esporte é o motor da economia. É o motor que nos permite contribuir para que possamos fluir nossa economia e os países que vêm competir. O Paraguai demonstra com este tipo de atividades que é um país seguro, é um país que caracteriza a hospitalidade e acolhe nossos irmãos estrangeiros de braços abertos-, concluiu a Ministro do Esporte ao final de seu discurso.

Iniciados neste domingo 1º. de dezembro, os XXV Jogos Sul-Americanos Escolares prosseguem até o dia 7 de dezembro, quando será realizada a solenidade de encerramento e premiação. Com a maior delegação do evento, o Brasil vai brigar sempre por medalhas nas onze modalidades Voleibol, Vôlei de Praia, Handebol, Basquete, Futsal, Xadrez, Tênis de Mesa, Judô, Natação, Atletismo e Atletismo Paralímpico.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Pular para o conteúdo