Começam os Jogos Sul-Americanos Escolares com participação Brasileira no Paraguai

Publicado em 01/12/2019

Categorias:

Por: Givaldo Batista

Foto: Givaldo Batista

Assunção – Começa neste domingo 1º de dezembro em Assunção no Paraguai a 25ª. edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares. A competição que é a mais importante competição escolar das Américas, reúne na capital do Paraguai 10 países. com um total de 1.500 atletas, com idades entre 12 a 14 anos.

As disputas incluem as 11 modalidades esportivas, reunindo os maiores destaques no esporte escolar nessa faixa etária. Vôlei, vôlei de praia, handebol, basquete, futsal, xadrez, tênis de mesa, judô, natação, atletismo e atletismo paralímpico, são as modalidades em disputas. O Brasil é o grande nome do esporte escolar nas Américas, campeão das ultimas edições e o país a ser batido este ano.

O Brasil, comparece com a maior delegação do evento. Ao todo são 222 pessoas, dos quais 168 atletas são atletas das 11 modalidades e 54 técnicos, oficiais, dirigentes e gestores. O Brasil participa da disputa de todas as modalidades. Além do Brasil participam do Sul-Americano Escolar, a Argentina, Bolívia, Bonaire, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.

Este sábado (30), foi um dia de grande movimentação de atletas no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A CBDE montou uma logística de recepção e embarque com a chegada das delegações vindas dos diversos estados brasileiros e ao mesmo tempo o embarque dessas delegações para Assunção. Tudo transcorreu como fora planejado e os últimos atletas deixaram o Brasil na manhã deste domingo.

Foto: Givaldo Batista

Antes do embarque de cada delegação, os dirigentes da CBDE, que estão em São Paulo, se reúnem com técnicos, atletas e dirigentes das modalidades, passando as informações necessárias e o como cada delegação deve se comportar e proceder, para manter a disciplina e a organização da delegação brasileira, que além de ser a maior quer ser também a mais organizada da competição.

– Esses atletas se sentem recompensados, se sentem prestigiados, por serem levados a um campeonato de suma importância, de extrema grandiosidade, como é o Sul-Americano Escolar, onde eles competem com os 10 países da América do Sul mais os países convidados – disse o professor Rivaldo, responsável pela organização da delegação do Brasil.  

O Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) é quem organiza e coordena a deleção brasileira. A entidade prima pela organização e sempre se empenha em busca do título de campeão, para manter a hegemonia nas Américas.

Os Jogos Sul-Americanos Escolares são organizados pela CONSUDE, uma entidade sul-americana que reúne os Ministérios de Esporte e Cultura do continente. No Brasil, a CBDE, Confederação Brasileira de Desporto Escolar foi a responsável pela organização da equipe brasileira.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Pular para o conteúdo