Heleno Lima se emociona na abertura do Seminário Nacional do Desporto Escolar: “Missão cumprida”

Publicado em 23/11/2019

Categorias:

Por: Jesus Filho

Brasília – Convidados de todas as partes do Brasil estão reunidos em um hotel na capital federal, onde ocorre neste final de semana a tradicional edição do Seminário Nacional do Desporto Escolar. Por iniciativa da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), diversas palestras estão sendo raalizadas por personalidades esportivas do Brasil e do mundo.

Durante a cerimônia que abriu oficialmente a atração, o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, realizou uma palestra que do início ao fim revelou a sua emoção diante de tudo o que foi realizado pela entidade no desafiador ano de 2019. Convicto de que o esporte começa na base, o presidente passeou pela história da entidade mostrando detalhes das competições realizadas ao longo do tempo, como o destaque que o Brasil conquistou nas últimas três edições da Gymnasiade, maior competição escolar do mundo.

Já no final de seu bate-papo informal com os participantes do seminário, Hora fez questão de citar a presença dos dois ex-presidentes da CBDE. Emocionado, Heleno Lima, fundador e primeiro presidente da entidade revelou: “Fiquei comovido com as homenagens que aqui recebi. No início tivemos muitas dificuldades, mas não desanimamos. Hoje, vendo o caminho que a CBDE trilhou, meu sentimento é de dever comprido”, contou.

Semelhante ao que disse Sérgio Rufino, presidente sucessor de Heleno Lima na CBDE. Indagado sobre o período em que dirigia a entidade, o desportista fez questão de mostrar o entusiasmo com os avanços que o Desporto Escolar Nacional vem conquistando ao longo dos anos.

– A CBDE é como um filho que se torna bem-sucedido na vida. Começamos anos atrás um projeto que tem feito a diferença na vida de tantas pessoas em nosso país. Foram anos de muitos desafios, aprendizados e alegrias. Hoje, nas mãos do presidente Hora, parabenizo não só o que vem sendo feito, como também acredito que o Desporto Escolar Nacional é a maior ferramenta de inclusão em nossa sociedade. E a CBDE cumpre esse papel com o protagonismo que todos nós esperamos.

Outras homenagens foram feitas durante a abertura oficial do Seminário Nacional do Desporto Escolar. Entre os personagens principais do segmento nacional, sobretudo pelo esforço que fez para que a medida provisória 846 se tornasse realidade, o deputado federal pelo PSD de Sergipe, Fábio Mitidieri, foi representado pelo filho, Luiz Mitidieri, que recebeu uma placa da CBDE, em agradecimento pelo incentivo e apoio ao segmento no país.

Diretor do Colégio Amorim, de São Paulo, o professor Hélcio Oliveira também foi homenageado. No início do ano, o Brasil conquistou, na Sérvia, o título inédito com o futebol masculino entrando para a história do Desporto Escolar Nacional. Feliz e com o troféu nas mãos, Hélcio agradeceu a homenagem e revelou: “Eu acredito no futuro do nosso país e jamais deixarei de investir e acreditar na base do esporte nacional”, disse.

No fim da cerimônia, todos os presidentes das entidades filiadas a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), foram homenageados. Cada um recebeu das mãos de Antônio Hora Filho uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao esporte escolar, fator que emocionou Gileno Souto, presidente da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar (FNDE), que agradeceu comovido a lembrança.

– Somos um time que está dando certo e rendendo frutos. O futuro é logo ali, mas o presente é agora. Por isso, vamos continuar trabalhando para que as promessas de hoje, se tornem realidades Olímpicas amanhã.

Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o Seminário Nacional do Desporto Escolar ocorre entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília, e conta com a participação de convidados políticos, acadêmicos e do esporte nacional e internacional.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Pular para o conteúdo