ADN Master-RJ e Salesiano Dom Bosco-RN são os campeões do Brasileiro CBDE de Basquete 3×3

Publicado em 09/11/2019

Categorias:

Por: Jesus Filho

Salvador – Uma linda festa que traduziu o que foi o maior Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3×3 já realizado no país. Assim é possível traduzir o que vimos ao longo desta semana na Salvador de todos os brasileiros. Com uma estrutura internacional cuidadosamente criada para que os estudantes pudessem fazer bonito na Arena CBDE, estrategicamente montada no Centro Pan-americano de Judô, nesta sexta-feira, 8, estudantes que participam do torneio decidiram as finais da competição.

Pela Série Bronze, o primeiro confronto do dia foi entre o Colégio Motiva, da Paraíba, contra o Colégio Marista, do Rio Grande do Norte. Motivadas a buscar ponto a ponto a medalha de ouro, as meninas fizeram bonito numa partida marcada pela vibração do público baiano que compareceu e torceu a cada bola na cesta.

Com o placar de 08 a 07, o Rio Grande do Norte venceu a Paraíba em um jogo bonito de assistir. A diferença numérica no marcador mostrou bem o que foi a partida decidida no detalhe, segundos antes do apito final. Com o resultado, o Marista garantiu a medalha de ouro e, com isso, volta para casa esperando receber uma grande festa na escola.

Ainda pela Série Bronze, no masculino, o confronto foi entre o Instituto Batista de Roraima contra o Centro Educacional La Salle, do Amazonas. Jogo nivelado tecnicamente do início ao fim, as duas equipes travaram uma disputa acirrada que garantiu ao time amazonense a vitória por 10 a 04. Felizes com o resultado, os estudantes comemoraram bastante após o apito final.

Pela Série Prata, o Colégio Padrão, de Alagoas, enfrentou e venceu a Escola Estadual Teixeira da Costa Sobrinho, de Minas Gerais. Entre os jogos mais disputados do torneio, o que se viu na Arena CBDE foi uma final digna de um Brasileiro como o que foi realizado em Salvador. Explorando a marcação acirrada e acertando nas bolas de dois pontos, a equipe mineira venceu o jogo por 09 a 08, garantindo assim a medalha de ouro.

Na sequência, foi a vez da disputa masculina da Série Prata. O Colégio Mauá, do Rio Grande do Sul, enfrentou e venceu o Colégio Elite, do Mato Grosso do Sul por 21 a 19. Com duas bolas de diferença na pontuação, a equipe gaúcha volta para os pampas não só com a medalha de ouro, como também, com a bagagem cheia de conhecimento, tendo em vista a convivência cultural adquirida ao longo da competição.  

Encerrando o Brasileiro CBDE de Basquete 3×3, a Série Ouro foi disputada com jogos que justificam o nível técnico equilibrado desta edição. Pelo feminino, Mato Grosso e Rio de Janeiro se enfrentaram em um jogo que mostrou a qualidade técnica da Escola 13 de Maio, do município de Sorriso (MT). Não diferente do time ajustado do técnico Guilherme Vós, representado o ADN Master, colégio carioca situado no Méier, bairro do subúrbio do Rio.

Com uma marcação que explorou os erros da equipe do Mato Grosso, o Rio de Janeiro não deu chances para a número 6, Mariana, desenvolver o seu talento. Sem sua principal jogadora, o 13 de Maio sentiu e ao perceber isso, as cariocas foram para cima exigindo fisicamente das adversárias que nos minutos finais mostravam a sua exaustão.

Com o placar de 20 a 08, o Rio de Janeiro não só venceu, como encantou, garantindo assim o título brasileiro e o carimbo no passaporte para a Índia no próximo ano.

Em seguida, foi a vez dos atuais campeões brasileiros enfrentarem a talentosa equipe do Colégio Salesiano Dom Bosco, do Rio Grande do Norte. Favorito ao título, o Colégio Amorim fez o que era esperado: explorou o Bruno e os seus mais de dois metros de altura nos rebotes, contando com a velocidade de Emanuel que durante o jogo dava assistências e buscava acertar os tiros de dois pontos.

Com uma marcação acirrada buscando furar o bloqueio da defesa paulista, a equipe potiguar deu um verdadeiro show na grande final masculina da Série Ouro. Embalados pelo público que não escondia a torcida para a equipe do Rio Grande do Norte, os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco se superaram e conseguiram deter o favoritismo do Amorim, vencendo o jogo por 21 a 17.

Com o resultado, termina em Salvador o Brasileiro CBDE de Basquete 3×3 com a composição da delegação que irá representar o Desporto Escolar Nacional na Índia. Pelo feminino, irão as cariocas. Já pelo masculino, os alunos potiguares que terão a missão de buscar posições de destaque no torneio previsto para ocorrer no próximo ano na Ásia.

Confira abaixo todos os resultados do Brasileiro CBDE de Basquete 3×3.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Pular para o conteúdo