Definidos os semifinalistas do Brasileiro CBDE de Basquete 3×3

Por: Jesus Filho

Brasília – Nem mesmo a alta temperatura típica da Região Nordeste do país desanimou os estudantes que disputam, em Salvador, o Brasileiro CBDE de Basquete 3×3. Assim que o dia amanheceu, as delegações tiveram o seu primeiro compromisso: um super café da manhã oferecido pelo Gran Hotel Stella Maris, local onde as equipes que participam da competição estão hospedadas. Já na recepção, antes dos primeiros ônibus saírem, a alegria contagiante tomou conta do hall do hotel com direito a sorrisos, abraços e aquela festa que só o Desporto Escolar é capaz de realizar.

Na chegada ao Complexo Esportivo do Centro Pan-americano de Judô, originalmente adaptado para receber a competição, os primeiros jogos tinham como objetivo principal definir as equipes que iriam compor as Séries: Ouro, Prata e Bronze. Por isso, as vinte e quatro partidas válidas pelas quartas de finais de todas as séries, foram disputadas definindo assim as equipes que nesta quinta-feira (06), continuam na luta pela medalha de ouro.

Série Ouro

Diferente dos outros módulos de disputa, na Série Ouro a equipe disputa não só o título brasileiro, como também, a vaga no Mundial da modalidade. E o primeiro confronto do dia foi entre Pernambuco e Mato Grosso. Lutando bola a bola pelos pontos que aos poucos se desenhavam no jogo, as alunas do Colégio Anglo Líder (PE), tiveram a dura missão de competir com as atletas da Escola Estadual 13 de Maio (MT). Com um ataque que pouco errou, o grupo mato-grossense venceu a partida por 18 a 05, garantindo assim a vaga para a semifinal do torneio.

Em seguida, foi a vez da equipe masculina de Pernambuco enfrentar o Rio de Janeiro. Em um jogo definido nos segundos finais, os alunos do Centro Educacional Santa Mônica venceram a partida por uma bola de diferença, garantindo 20 a 19 contra os competidores do Colégio Salesiano, de Recife. Com o resultado, os cariocas avançaram rumo à semifinal do 3×3 para a alegria da equipe que fez muita festa em quadra.

Outros seis jogos foram disputados ainda pelas quartas de finais da Série Ouro. O time feminino do Rio de Janeiro enfrentou e venceu por 21 a 0 a equipe de Goiás, semelhante ao que ocorreu no confronto masculino entre Rio Grande do Norte e Pará, que perdeu para a equipe potiguar por 22 a 07. Em seguida, foi a vez da equipe feminina do Mato Grosso do Sul jogar e vencer o Paraná por 10 a 08. Não diferente do que ocorreu no jogo masculino entre Alagoas e Rondônia que, por uma bola, perdeu para a equipe alagoana pelo placar de 10 a 09.

São Pailo, time feminino e atual campeão brasileiro venceu por 17 a 13 o Rio Grande do Sul. E, em seguida, fechando as quartas de final da Série Ouro, a equipe masculino do Colégio Amorim, também de São Paulo, venceu o Ceará por 21 a 09.

Série Prata

Oito confrontos definiram os semifinalistas da Série Prata do Brasileiro CBDE de Basquete 3×3. O primeiro do dia foi entre o Colégio La Salle, de Santa Catarina, que enfrentou o Colégio Padrão, de Alagoas. As alagoanas fizeram um jogo bonito de assistir contra as catarinenses que lutaram até o final em busca da vitória, mas por uma bola de diferença a equipe do Padrão (AL) conquistou a classificação após a apertada vitória por 11 a 10.

Na sequência, foi a vez do Colégio Barão do Rio Branco (PR) enfrentar os alunos da Sociedade Escolar de Santa Cruz (RS). O jogo mostrou bem o nível técnico das duas equipes que buscavam de todas as maneiras o ponto. Com erros cruciais nos momentos finais do jogo, a defesa da equipe paranaense não conseguiu superar os ataques do Rio Grande do Sul que venceu o clássico sulista por 21 a 18.

Nos outros jogos válidos pelas quartas de finais do Brasileiro Escolar de Basquete 3×3, a equipe feminina de Minas Gerais venceu por 11 a 05 o equilibrado time do Pará. Em seguida, foi a vez dos atletas do Distrito Federal vencerem por 17 a 13 o Mato Grosso. Assim como ocorreu na vitória por 07 a 02 das meninas do Tocantins contra o Piauí.

Os três últimos confrontos foram entre o time feminino do Mato Grosso do Sul que venceu Minas Gerais por 18 a 07, ao contrário do que ocorreu com o animado grupo da Bahia II, que perdeu para o Ceará por 12 a 02. Para fechar a Série Prata, o último jogo do dia foi entre Goiás e Bahia I, com vitória dos alunos goianos por 18 a 12.

Série Bronze

Lutando pela medalha de ouro no Série Bronze, oito jogos definiram os semifinalistas do módulo. O primeiro do dia foi entre Paraíba x Distrito Federal. A equipe feminina do Colégio Motiva, de João Pessoa, venceu por 08 a 07 as meninas do Colégio Marista, do Distrito Federal, garantindo assim a vaga na próxima fase da competição.

O outro confronto foi entre Roraima x Bahia II. Os alunos do Instituto Batista de Roraima venceram a equipe do Colégio Enigma, do município de Barreiras (BA), por 14 a 0. Com o resultado, a equilibrada equipe roraimense disputa a semifinal da Série Bronze.

Em seguida, foi a vez das meninas do Colégio Marista de Natal (RN) enfrentarem a dura equipe do Instituto Batista de Roraima. Partida marcada por lances ajustados, os dois times entraram em quadra buscando a vitória ponto a ponto, mas no fim do jogo o placar favorável de 09 a 04 classificou a equipe potiguar para a semifinal.

Mais cinco jogos foram disputados pelas quartas de finais da Série Bronze. Pelo masculino, o Amazonas venceu Sergipe por 16 a 07. Em seguida, o Espírito Santo perdeu para o time feminino, também do Amazonas, por 12 a 04. Santa Catarina enfrentou e perdeu para a equipe masculina do Amapá por 19 a 14. Na sequência, o time feminino de Sergipe venceu Rondônia por 11 a 09.

O último jogo válido pelas quartas de finais da Série Bronze foi entre Acre e Tocantins. Os alunos do Colégio Barão do Rio Branco garantiram a vitória por 12 a 08 contra a equipe da Escola Rachel de Queiroz (TO).

Confira abaixo o boletim completo com todos os resultados da competição até aqui, além dos confrontos semifinais de amanhã.

BoletimN04

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *