Começa em Salvador o Brasileiro CBDE de Basquete 3×3

Publicado em 06/11/2019

Categorias:

Por: Jesus Filho

Salvador – Delegações formadas por atletas escolares de todas as partes do país já estão na capital baiana onde disputam o título Brasileiro de Basquete 3×3. São jovens alunos de escolas públicas e particulares que trazem na bagagem a confiança na busca incessante pela oportunidade de defender as cores do Brasil no Mundial da modalidade previsto para ocorrer em 2020 na Índia.

As disputas começaram logo cedo no Complexo Esportivo do Centro Pan-americano de Judô. Com uma estrutura de excelência, a única preocupação dos competidores era a de estrear com o pé direito. Pela manhã, vinte e quatro jogos foram realizados. Entre eles, o confronto entre Rio Grande do Norte x Distrito Federal. Os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco (RN), venceram por 20 a 12 a nivelada equipe do Centro de Ensino Médio Ave Branca (DF), garantindo assim a primeira vitória no torneio.

A disputa feminina entre Pará e Roraima revelou a supremacia paraense após a vitória de 14 a 04. Embora as meninas do Instituto Batista de Roraima tenham buscado uma reação, o ataque fulminante do Colégio Santa Rosa foi decisivo para o placar favorável. Com a vitória, a equipe paraense comemorou o resultado em quadra sendo aplaudida pela torcida que acompanhava o jogo.

Entre os jogos mais disputados do dia, Amapá e Paraíba fizeram uma partida bonita de assistir. Com pontos ajustados, as duas equipes buscaram até o último minuto o resultado, mas quem se deu melhor foram os amapaenses que venceram o jogo por 17 a 14. Os meninos da Escola Estadual M. F. Alvares de Azevedo (AP), reconheceram a qualidade técnica da forte equipe do Interativo Colégio e Curso (PB), mas comemoram, e muito, a vitória.

Durante a parte da tarde outros vinte e quatro jogos fecharam a 1ª rodada do Brasileiro CBDE de Basquete 3×3. Os alunos do Colégio Santa Mônica, do Rio de Janeiro, enfrentaram e venceram os atletas da Sociedade Escolar de Santa Cruz, do Rio Grande do Sul, por 16 a 13. Embora nos minutos iniciais do jogo os gaúchos tenham conseguido abrir uma vantagem de cinco pontos, os cariocas foram buscar o resultado e saíram de quadra com o objetivo alcançado.

Outro confronto definido no detalhe foi entre Minas Gerais x Amapá. Com jogadas ensaiadas e lances ajustados, o que se viu em quadra foram duas equipes de altíssimo nível que vieram para Salvador buscar uma posição de destaque na competição. Embora tenham vencido o jogo por 15 a 01, os atletas do Colégio Batista Mineiro tiveram que literalmente suar a camisa para conseguirem infiltrar na defesa da Escola Estadual Professor Gabriel Café. Com a vitória mineira no confronto, a equipe segue na competição motivada a se classificar para a Série Ouro.

Seletiva Nacional para o Mundial ISF de Basquete 3×3, evento realizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar que ocorre no próximo ano, na Índia, o torneio já é considerado o maior já realizado no Brasil. Promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), o evento conta também com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos.

Confira abaixo o boletim diário com todos os resultados atualizados, bem como os confrontos desta terça-feira (06).

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Pular para o conteúdo