Série Bronze: MG e RJ conquistam o ouro no Brasileiro Escolar de Handebol

Publicado em 10/10/2019

Categorias:

Por: Jesus Filho

Foto: Paulo Pestana

Brasília – Estudantes entre 15 e 18 anos de escolas públicas e privadas de todos os estados do país participam, na capital federal, da maior competição escolar de handebol já realizada no Brasil. Ao todo, quase mil pessoas disputam o Brasileiro CBDE de Handebol, competição seletiva para o Mundial ISF da modalidade que ocorre em junho do ano que vem na Sérvia.

Abrindo as finais do torneio, pela Série Bronze, a equipe feminina da Escola Estadual Professora Salatiel de Almeida (MG), enfrentou as estudantes do Instituto Dom Fernando Gomes (SE). O jogo começou nivelado tecnicamente mostrando a disposição tática das duas equipes que lutavam por cada bola em busca da medalha de ouro.

Tecnicamente organizadas, as sergipanas optaram por um jogo mais ofensivo levando perigo para a defesa mineira. Mas essa exposição fez com que as meninas da Salatiel de Almeira explorassem os contra-ataques jogando nas falhas do IFG, fator que foi determinante para a vitória da equipe de Minas Gerais por 17 a 09.

Foto: Paulo Pestana

Com o resultado, a Escola Estadual Professora Salatiel de Almeida, da cidade de Muzambinho, interior do Estado de Minas Gerais, conquista a medalha de ouro para a alegria não só da equipe, como também de toda a cidade que acompanhou o jogo ao vivo pelo facebook da CBDE.

Pelo masculino, foi a vez de Rio de Janeiro e Paraíba se enfrentarem em um jogo eletrizante do início ao fim. Com saídas rápidas pelas laterais, os estudantes do Colégio Motiva João Pessoa (PB), terminaram o primeiro tempo com uma desvantagem de 9 bolas, com a parcial de 17 a 07. Pressionado, na segunda etapa os estudantes paraibanos tiveram que atacar. Embora tenham conseguido fisicamente suportar a pressão de uma partida de alto nível como esse jogo se revelou, os alunos do Colégio Recriando, do Rio de Janeiro, foram melhores e venceram o jogo por 37 a 14.

Foto: Paulo Pestana

Com a vitória, o professor Anderson Jesus, técnico da equipe carioca, não escondeu a emoção pela medalha de ouro conquistada.

– Em primeiro lugar é preciso reconhecer a qualidade técnica da equipe paraibana. Fizemos um jogo de igual para igual e conquistamos essa vitória importante para a nossa equipe. Quero agradecer aos pais, aos nossos atletas e aos alunos do nosso colégio que torceram e nos incentivaram a chegarmos aqui.

Com a medalha conquistada, os estudantes premiados na Série Bronze, voltam para casa não só com o prêmio, mas com a bagagem cheia de conhecimentos e boas histórias para contar.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Pular para o conteúdo