Começa em Brasília o Brasileiro CBDE de Handebol

Publicado em 06/10/2019

Categorias:

Por: Jesus Filho

O Brasileiro CBDE de Handebol recebe centenas de estudantes de todos os estados do país em Brasília | Foto: Paulo Pestana

Brasília – Representantes de todos os estados do país estão na capital federal disputando o Brasileiro CBDE de Handebol. Competição seletiva para o Mundial ISF da modalidade que ocorre em junho de 2020 na Europa, este foi apenas um dos fatores motivacionais para que os atletas escolares fizessem a diferença no primeiro dia de competição.

Simultaneamente disputado em 4 ginásios espalhados no Distrito Federal e seu entorno, os jogos começaram bem cedinho com confrontos eletrizantes. No ginásio do Instituto Federal de Brasília (IFB), alunos do Colégio Motiva João Pessoa, da Paraíba, enfrentaram a forte equipe alagoana representante da Escola Estadual Geraldo Melo. Explorando os contra-ataques, o time alagoano venceu a partida por 28 a 23, começando a competição com uma vitória importante.

Já no ginásio da Associação Portuguesa de Brasília, o dia foi quente tanto na temperatura, bem típíca essa época do ano na cidade de Taguatinga, onde os jogos ocorreram, mas também dentro de quadra. O confronto feminino entre Piauí e Distrito Federal 2 mostrou bem como será o nível técnico ao longo do torneio. Com lances ajustados durante toda a partida, as duas equipes mostraram um equilíbrio técnico que acabou aparecendo no placar, já que como poucos erros aconteciam, não havia bola perdida para cada jogada perigosa que se armava.

Com garra e superação, as meninas do Colégio Marista, do Distrito Federal, conseguiram no final do segundo tempo neutralizar os ataques do Piauí e, com isso, garantiram a vitória por 24 a 22. Com o resultado, a equipe avança para a próxima rodada motivada, fator que as estimula a manter o ritmo ao longo da competição.

Foto: Paulo Pestana

Ainda na Portuguesa, foi a vez do jogo entre Rondônia vs Ceará. Representantes do Colégio Clarice Lispector, da cidade de Rolim de Moura, em Rondônia, as meninas enfrentaram a equilibrada equipe do Ceará, formada por alunas do Colégio Guadalajara, de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Com um primeiro tempo indefinido, tendo em vista o equilíbrio das duas equipes, o resultado foi conhecido no segundo tempo, com uma partida memorável da atleta cearense Yasmin, que teve habilidade para conduzir a vitória do seu time por uma bola de diferença, garantindo assim o placar de 23 a 22 para o Guadalajara.

Já no ginásio Marista Champagnat, mais cinco jogos abriram alas para o início do Brasileiro CBDE de Handebol. Pelo masculino, o Distrito Federal 1 venceu o Mato Grosso do Sul por 26 a 16, semelhante ao que fez a equipe feminina de Pernambuco que garantiu a vitória por 30 a 22 numa partida bonita de assistir contra o nivelado time de Minas Gerais.

No ginásio Regional de Ceilândia não faltou emoção nos seis confrontos realizados ao longo deste sábado esportivo. A disputa feminina entre Amazonas e Distrito Federal 2 terminou empatada em 23 a 23 após uma partida eletrizante. A cada ponto das meninas do CETI João dos Santos Braga (AM), a vibração parecia fazer efeito nas adversárias que praticamente não desperdiçaram nenhuma bola. A equipe do CED 06 de Ceilândia (DF), mostrou a que veio com belos chutes e uma marcação acirrada que dificultava o ataque amazonense no jogo.

Abertura oficial

Foto: Paulo Pestana

Com a presença de autoridades políticas, acadêmicas e do Desporto Escolar Brasileiro, a cerimônia que abriu oficialmente o evento lotou o ginásio do Instituto Federal de Brasília (IFB). Centenas de pessoas viram, além do emocionante desfile das delegações empunhando suas bandeiras, o ex-atleta Olímpico, Gilberto Cardoso que conduziu a tocha que simbolizava o início do campeonato.

Muito emocionado, Gilberto lembrou da carreira no handebol e dedicou esse momento ao filho João Vitor, de nove anos, que segue os mesmos passos do pai.

Foto: Paulo Pestana

– Ao longo da minha trajetória esportiva, tive a oportunidade de representar o Brasil em muitos países, disputando competições diferentes. O Olimpíada de 1992, em Barcelona, na Espanha, foi mais que especial. Estar em um lugar como aquele era algo que me fazia perceber como valeu a pena insistir no esporte. Tudo que conquistei na minha vida foi graças a ele. Estou muito emocionado e dedico esse momento ao João Vitor, meu filho que é hoje a minha maior inspiração.

Realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação Regional do Desporto Escolar do Distrito Federal e Entorno (FRDEDF), o evento reúne estudantes de todos os estados do país que lutam não só pelo título brasileiro, como também pela vaga no Mundial ISF da modalidade que ocorre em 2020, na Sérvia.

Confira abaixo a agenda de transmissões dos confrontos deste domingo (06) e, logo abaixo, o boletim completo com todos os resultados de ontem.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Pular para o conteúdo