Brasil é ouro no Mundial Escolar de Natação

Publicado em 23/05/2019

Categorias:

Rio de Janeiro – O Campeonato Mundial Escolar de Natação, realizado no Rio de Janeiro até esta quarta-feira (23), entrará para a história do esporte nacional. Além das medalhas individuais conquistadas, o Brasil ficou em primeiro lugar por equipe no masculino e em primeiro no feminino por escola, deixando para trás fortes países, como Estados Unidos e China. Com os resultados, o país reforça que além de saber organizar grandes eventos, também é forte em subir ao primeiro lugar do pódio.

Cerca de 400 atletas, de 17 países, participaram da competição, organizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

O presidente da CBDE, Antonio Hora Filho, ressaltou a importância dos resultados obtidos no Mundial. “A realização deste evento e a conquista destas medalhas brasileiras são frutos de um trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns anos no esporte escolar nacional. Temos trabalhado ativamente para colocar e manter o Brasil em destaque internacional e hoje podemos dizer que conseguimos. Isso refere-se a um esforço conjunto de escolas, profissionais do esporte e entidades, atores fundamentais para o desenvolvimento do desporto”, enfatizou Hora.

A competição foi extremamente elogiada pelos nadadores, pais e comissão técnica. A ex-nadadora e técnica da equipe americana, Amy Oliphant, foi uma das pessoas que se intitulou admirada pela organização. “O evento foi magnífico. Não conhecia o Brasil e estou encantada com o Rio de Janeiro e com o profissionalismo desta competição”, ressaltou Amy.

Membro do Comitê Executivo da ISF, João Graça, também destacou a qualidade do evento. “Estamos todos de parabéns por essa belíssima competição. Cumprimos com louvor este Mundial”, reforçou Graça.

Dia cultural

Como parte da organização da competição, que tem como um dos principais objetivos promover o intercâmbio entre os estudantes, foram realizados dois eventos de integração entre os atletas. Pela manhã, aconteceu o festival de revezamento na piscina principal do Parque Aquático Maria Lenk, onde os nadadores tiveram que cumprir provas em conjunto para conquistar o objetivo traçado.

Na parte da tarde, aconteceu a visita ao principal cartão-postal do Rio de Janeiro e do Brasil: o Cristo Redentor. Os atletas puderam tirar fotos e conhecer sobre a cidade maravilhosa. Um momento de alegria e descontração entre os participantes.

Sobre o evento

A 13ª edição do Campeonato Mundial Escolar de Natação é promovida pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Cerca de 400 atletas, de 17 países, com idades entre 15 e 18 anos, participam do evento.

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar
Foto: Cláudio Franco

Pular para o conteúdo