CBDE começa ano com título inédito na Sérvia e jogos escolares em todo país

Publicado em 16/04/2019

Categorias:
Brasília – Gerar oportunidades através do esporte estudantil proporcionando um intercâmbio que adeque educação, cultura e boas histórias, tem sido algo cada vez mais comum no Desporto Escolar Nacional. Com um calendário esportivo que democratiza o esporte incentivando sua prática nas escolas, o ano de 2019 marca um novo momento do segmento no país, diferencial que comprova o desafio de manter o Brasil entre as principais potências esportivas do planeta.

Em fevereiro, as cidades de Aracaju, no estado de Sergipe, e Maceió, em Alagoas, testemunharam a maior competição escolar de futebol já realizada no Brasil. Com recorde de participantes, duas escolas venceram a etapa nacional e, com isso, carimbaram o passaporte para o Mundial da modalidade, evento promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). A entidade reuniu este mês, na Europa, milhares de atletas escolares que foram em busca não só do título, como também da chance de viverem esse momento.

E, por falar no futebol, o Mundial da Sérvia entra para a história do Desporto Escolar do Brasil por uma razão muito especial: representados pelas equipes do Colégio Amorim, de São Paulo, e da Escola Estadual Lourdes Lago, de Santa Catarina, conquistamos o inédito título mundial com o masculino após a justa vitória contra a equilibrada equipe da Eslováquia por 3 a 0. Mas se isso já é motivo de felicidade, as meninas do “Lurdão” nos encheram de orgulho após venceram a Áustria por 1 a 0, conquistando assim o bronze no futebol escolar feminino, conquista inédita para o Brasil em um Mundial.

Mas o calendário esportivo de atividades da CBDE não se resume apenas a uma modalidade. Repleto de competições nacionais e internacionais até o final do ano, o basquetebol também nos trouxe grandes alegrias, seja pela participação recorde de estudantes no Distrito Federal que recebeu o brasileiro, como também pela campanha de sucesso que as equipes que representam o Brasil no Mundial da modalidade estão fazendo na Grécia.

Tudo isso comprova que o Desporto Escolar Brasileiro está na moda, fazendo com que alunos de escolas particulares ou públicas possam continuar sonhando, como vimos durante a Seletiva Nacional de Natação, no Rio de Janeiro. O evento atraiu centenas de atletas de todas as partes do Brasil que tiveram a inédita chance de nadarem no histórico parque aquático Maria Lenk, águas que receberão o Mundial ISF de Natação agora no mês de maio, abrangendo competidores de várias nacionalidades.

Entre os principais centros de excelência em execução de eventos do esporte nacional, a capital federal que já hospedou o basquete e a Seletiva de Orientação este ano, batendo recorde absoluto de participantes, terá pela frente mais dois grandes eventos que prometem agitar o nosso calendário. Neste final de semana Brasília recebe a etapa nacional de Combat Games, evento classificatório para o Mundial ISF da modalidade que ocorre no próximo mês de junho, na cidade de Budapeste, na Hungria. Em outubro será a vez da Seletiva Nacional de Handebol, evento que credenciará as equipes vencedoras a representarem o Brasil no Mundial em 2020.

Com diversas modalidades a serem disputadas em 2019, o Desporto Escolar do Brasil vai continuar conquistando títulos e batendo recorde de participantes, pelo menos é isso que se espera para os próximos compromissos nacionais como os Brasileiros de Vôlei de Praia, em João Pessoa e o basquete 3×3, previsto para ocorrer no Rio Grande do Sul, no fim do ano.

Além das competições nacionais, o Brasil se aquece para participar de mais oito competições internacionais ao longo da temporada, entre elas o Mundial ISF de Triathlon que ocorre entre os dias 3 e 7 de junho, na França e, os Jogos Mundiais da FISEC, que serão realizados na Romênia, de 15 a 22 de julho.

Tudo isso é sinal de que nunca antes na história do Brasil acreditou-se e investiu-se tanto no segmento. Esse panorama vem refletindo nas novas conquistas que o Desporto Escolar Nacional tem nos presenteado graças ao trabalho realizado pela CBDE no Brasil, em parceria com suas federações filiadas.

Jesus Filho
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar
Informações: +55: 061 99136-0090 / +55: 061 3967-7176
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12
Bloco F, Brasília – Distrito Federal
Pular para o conteúdo