Assembleia Geral Ordinária da CBDE é realizada em Brasília

Publicado em 31/03/2019

Categorias:
Brasília – Entidades representativas do Desporto Escolar Nacional se reuniram neste final de semana, em Brasília, para a Assembleia Geral Ordinária da CBDE, reunião que entre outras pautas tratou de temas importantes como a aprovação das contas da entidade no exercício de 2018 e também o bloco orçamentário para 2019.

Com base nos dados estatísticos e relatórios de uma auditoria externa contratada pela entidade para dar transparência ao seu novo método de governança, os presidentes puderam não só ter acesso aos números como também em um ambiente respeitoso e democrático, se manifestarem acerca desse novo ciclo que se inicia no Brasil.

A reunião foi conduzida pelo presidente da CBDE, Antônio Hora Filho que aproveitou a oportunidade para anunciar a política de gênero nas próximas competições, condicionando a obrigatoriedade de participação das mulheres para que o Estado atue nos brasileiros com o masculino.

Com a discrição que sempre lhe foi peculiar, o primeiro presidente da CBDE, Heleno Lima, também participou da assembleia. Emocionado com o que viu e, principalmente, ouviu, o ex-presidente não escondeu a satisfação de poder presenciar esse momento. “Quando começamos não tínhamos recursos para nada. Muitas vezes tivemos que colocar do próprio bolso para que o Brasil participasse dos mundiais. E hoje, graças ao trabalho que é realizado, tudo mudou. Estou feliz de ver a semente que plantamos dando frutos”, disse.

Com o propósito de desenvolver e fomentar o Brasil como uma potência mundial escolar, incentivando a prática esportiva nas escolas e propondo um modelo de governança por excelência que fortaleça as federações parceiras, durante o evento, o Conselho Administrativo anunciou a criação de um plano estratégico para que o Brasil possa abranger tudo isso. A proposta não só agradou os presidentes que a aprovaram, como gerou uma expectativa positiva ao segmento que passa por uma reformulação profissional.

O prestígio internacional da CBDE também foi tema durante a reunião. Além do vice-presidente Robson Aguiar, que no ano passado foi eleito 1º vice-presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), outros quatro brasileiros também assumiram posição de destaque no órgão: Walter Thiessen, na Natação; Clesio Prado, no Voleibol; Jean Dummar, Futebol; e Luiz Delphino, no Futsal. Todos eles fazem parte dos comitês técnicos da entidade, algo que só ocorreu graças ao trabalho desenvolvido pela CBDE no Brasil.

Este ano três seletivas nacionais foram realizadas com recorde absoluto de participações. Em fevereiro, o Brasileiro Escolar de Futebol agitou os estados de Sergipe e Alagoas, que simultaneamente realizaram a competição. Em seguida foi a vez de Brasília promover a etapa nacional do Basquete, evento que assim como no futebol, recebeu atletas escolares de todas as partes do Brasil, semelhante ao que ocorreu na natação, semana passada, durante o brasileiro da modalidade que foi realizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

O novo momento vivido pelo Desporto Escolar do Brasil reforça o compromisso da CBDE pela lisura de suas ações, e também ao seu método transparente de gestão, condição que foi exposta aos presidentes que participaram da assembleia, em Brasília. Esse fator foi visto de maneira positiva pelas entidades representativas do Desporto Escolar Nacional que, com base no parecer do conselho fiscal, aprovaram por unanimidade as contas da entidade no exercício de 2018.

O orçamento de 2019 também foi amplamente discutido. Depois de um coerente entendimento de fatores e ideias, sobretudo com base no fortalecimento das federações que irão receber etapas nacionais ao longo do ano, o orçamento foi aprovado por unanimidade, dando legitimidade às ações protocolares da CBDE.

Com o orçamento aprovado, várias seletivas nacionais estão previstas em nosso calendário esportivo ainda este ano. A próxima será o Brasileiro Escolar de Atletismo, evento realizado pela CBDE, em parceria com a Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar (FNDE), que será realizado entre os dias 11 e 14 de abril, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Todos esses fatores comprovam o compromisso da entidade de não só atuar no crescimento e desenvolvimento do segmento no Brasil, como também o de continuar trabalhando para que a base do esporte escolar de hoje, seja o futuro olímpico de amanhã.

Jesus Filho
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Informações: +55: 061 99136-0090 / +55: 061 3967-7176
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Foto: CBDE/divulgação
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12
Bloco F, Brasília – Distrito Federal
Pular para o conteúdo