Brasileiro Escolar de Basquete: Definidos os semifinalistas do torneio

Publicado em 12/03/2019

Categorias:
Brasília – A possibilidade de vestir a camisa do Brasil em um campeonato mundial tem estado aflorada durante o Brasileiro Escolar de Basquete. Com a proximidade das finais, o equilíbrio vai ficando evidente e a cada ‘bola na cesta’ o estusiasmo cresce.

O evento ocorre na capital federal e conta com a participação de atletas escolares dos quatro cantos do país que fazem mais uma festa do Desporto Escolar Nacional. Ao todo, mais de 600 estudantes compõem as equipes que participam da disputa. São 28 times no masculino e, 25, no feminino. Esse já é tido como o maior brasileiro escolar da modalidade já realizado no Brasil.

Pelo regulamento a competição é separada em três séries: bronze, prata e ouro, esta última que dá ao vendedor não só o título nacional, bem como o carimbo no passaporte para representar o Brasil no mundial da modalidade, evento promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) que ocorre agora em abril na Europa.

Nesta terça (12), pelo feminino, quatro confrontos definiram os semifinalistas do torneio. A equipe de São Paulo ganhou do Rio de Janeiro por 66 a 64 e com isso garantiu a classificação. O mesmo ocorreu no jogo entre Mato Grosso x Espírito Santo, que deu ao time do Centro-Oeste a vaga na semifinal após vencer os capixabas por 40 a 19.

Com a classificação de São Paulo e Mato Grosso, restavam apenas mais duas vagas para a disputa do outro jogo semifinal. O Paraná enfrentou e venceu o Distrito Federal por 91 a 42 e ficou com uma delas, restando ao vencedor de Minas Gerais e Pernambuco a última disputa.

Em um jogo eletrizante que foi definido no detalhe, a equipe pernambucana formada por atletas do Colégio Presbiteriano Agnes Erskine acabou vencendo por 46 a 45, conquistando assim, com uma bola de diferença a última vaga para a semifinal feminina.

Com os resultados, nesta quarta (13), São Paulo pega o Mato Grosso e, o Paraná, enfrenta Pernambuco. Quem vencer vai disputar o título e o carimbo para o Mundial.

No masculino quatro equipes venceram e com isso se classificaram para a semifinal do torneio: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pernambuco. E nesta quarta, assim como no feminino, os confrontos do masculino definirão as equipes que irão disputar o título. São Paulo pega o Mato Grosso do Sul e Goiás enfrenta Pernambuco.

Nas séries – prata e bronze – que também valem medalhas de “ouro, prata e bronze”, nesta quarta teremos tanto no masculino, quanto no feminino, diversos jogos, entre eles os que serão válidos pela semifinal “por série”.

Clique AQUI e acompanhe o boletim com todos os confrontos, resultados, horários dos próximos jogos e a classificação geral até agora.

O Brasileiro Escolar de Basquete é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação Regional de Desporto Escolar do Distrito Federal e Entorno (FRDE-DF). O evento tem entrada franca e as disputas ocorrem nos ginásios do Colégio Marista, de Brasília.

Jesus Filho
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar
Informações: +55: 061 99136-0090 / +55: 061 3967-7176
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Foto: Paulo Pestana
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12
Bloco F, Brasília – Distrito Federal
Pular para o conteúdo