São Paulo e Paraná decidem o título brasileiro em Aracaju

Publicado em 27/02/2019

Categorias:
Aracaju As equipes que representam os estados de São Paulo e Paraná decidem nesta quarta-feira (27), o IX Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol, uma promoção da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Governo do Estado, através da Superintendência Especial de Esporte, Federação Sergipana de Futebol e Prefeitura Municipal de Aracaju. A decisão será entre as equipes de São Paulo, atual campeã brasileira e Paraná.

Para chegar à grande final, o estado de São Paulo, atual campeão brasileiro, representado pelo Colégio Amorim, goleou o Ceará, representado pelo Colégio Dinorah Teixeira por 4×0. O Colégio Carolina Lupon, representando o Paraná eliminou a equipe do IDFG, representante de Sergipe no shout-out, depois de um empate em 1×1 no tempo normal.

A partida final está marcada para a noite desta quarta-feira, às 18h00 na Arena Batistão, na preliminar de Confiança e Lagarto, partida válida pelo certame estadual. A partida terá a duração de 60 minutos, com dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate no tempo normal, haverá uma prorrogação de 20 minutos (10×10) com intervalo de 5 minutos. Persistindo o empate, o campeão será conhecido através do shout-out.

A equipe que conquistar o título de Brasileiro Escolar de Futebol, representará o Brasil no Mundial da modalidade, que acontece entre os dias 6 e 14 de abril, em Belgrado, na Sérvia. O atual campeão brasileiro é o estado de São Paulo, através desse mesmo Colégio Amorim, que hoje pode se sagrar bicampeão brasileiro escolar de futebol masculino.

Os jogos – O campo da Unit foi o placo de uma tarde de muito futebol escolar. Torcedores vibrando, atletas dentro de campo dando tudo por uma vaga na grande final. As emoções invadiram o gramado e as arquibancadas.

Na partida preliminar, São Paulo não teve dificuldades para vencer a equipe do Ceará. O time cearense resistiu apenas ao primeiro tempo, quando o placar terminou em um apertado 1×0, que não representava o domínio da equipe paulista. Mesmo sendo um jogo de linha contra a defesa, com total domínio de São Paulo.

Na segunda fase, porém, São Paulo mostrou sua superioridade e fez mais três gols, definindo a vitória que o coloca na grande final. Mas as emoções estavam por vir na partida principal. O IDFG – SE e o Carolina Lupion, do Paraná, fizeram um jogo muito equilibrado. 0 primeiro tempo foi 0x0. Na segunda fase, aos 14 min pênalti para Sergipe. Os paranaenses não aceitaram a marcação, alguns jogadores partiram para cima do árbitro, o time teve três jogadores expulsos, dois estavam no banco. O goleiro defendeu a cobrança e no rebote Luís Henrique marcou o gol sergipano.

Esperava-se que o Paraná caísse mais ainda de rendimento. Aconteceu o contrário. Com um jogador a menos, o time paranaense foi para cima de Sergipe e aos 37 minutos, já nos acréscimos dado pelo árbitro devido às paralisações, o atacante foi derrubado dentro da área. Pênalti que Luís Felipe cobrou e converteu. Com o jogo em 1×1, a decisão foi para o shout-out e deu Paraná que venceu por 3×1.
Paraná[a e São Paulo decidem o título de campeão. Enquanto Sergipe e Ceará, perdedores na semifinal, decidem o terceiro lugar da Série Ouro.

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar
Informações: +55: 061 99136-0090 / +55: 061 3967-7176 – Jesus Filho
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Texto: Givaldo Batista
Fotos: Givaldo Batista
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12
Bloco F, Brasília – Distrito Federal
Pular para o conteúdo