Entre escolares a rivalidade fica restrita às quatro linhas do gramado

Publicado em 27/02/2019

Categorias:
Aracaju – Há poucas horas de sabermos quem será o campeão brasileiro de futebol escolar, que representará o país no mundial em Belgrado na Sérvia, os atletas de todos os estados com idades variantes entre 16 a 18 anos, compartilham experiência e se tornam uma só nação, quando a bola não está rolando. Fora de campo eles têm uma convivência fraternal, de cumplicidade, coisa de irmão, independente da escola, independente do estado, credo, cor e religião.

Hospedados no Hotel Orion no bairro Coroa do Meio em Aracaju, os mais de 500 atletas que estão participando do campeonato, aproveitam das horas de folga, para interagir com atletas de localidade diferentes das suas, além de desfrutarem de uma área de lazer, localizado no próprio hotel, preparada especialmente para que haja esse intercâmbio sócio-cultural entre os jovens atletas, futuros craques.

O atleta paraense Luiz Fernando tem aproveitado a campeonato, para conhecer um pouco mais sobre cada localidade, sobre cada um dos 26 estados e o Distrito Federal, participantes da competição.

– A rivalidade é só no campo. No dia a dia, a gente se entende, diverte, fazemos amizade para quando chegar lá na frente, a gente se reencontrar, quando nós formos profissionais eles irão lá para Belém do Pará e aí a gente relembra esse bom tempo – revelou o atleta de 17 anos.

Como um país de grande extensão territorial, o Brasil coleciona em cada região peculiaridades que muitos só poderiam conhecer, devido à oportunidade concedidas como essa do Campeonato Brasileiro ou outras competições promovidas pela CBDE.

O Zagueiro pernambucano João Victor, revela o que mais tem chamou atenção nesses momentos de interação. “Os sotaques diferentes”, confessou o jogador de 16 anos.

A sintonia entre os atletas é tanta, que alguns já planejam conhecer os estados dos colegas de esporte, como o atleta tocantinense Joalison de Souza. “Se eu pudesse conheceria o Rio de Janeiro”.

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar
Informações: +55: 061 99136-0090 / +55: 061 3967-7176 – Jesus Filho
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Texto: Givaldo Batista/Carol Vieira
Fotos: Givaldo Batista
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12
Bloco F, Brasília – Distrito Federal

Pular para o conteúdo