Tudo pronto para o início do Brasileirão Escolar de Futebol

Publicado em 20/02/2019

Categorias:
Aracaju – Malas prontas, passagens nas mãos e a expectativa pela estreia na que já é considerada a maior competição escolar de futebol no Brasil, só cresce a cada minuto antes do embarque. Entre os dias 21 e 28 de fevereiro, alunos de escolas públicas e particulares dos quatro cantos do Brasil irão se encontrar em Aracaju e Maceió, simultaneamente, onde disputam não só o título nacional, como também o carimbo no passaporte para representar o Brasil em Belgrado, no Mundial na modalidade promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

Além de aquecer a economia da cidade que recebe um evento desse porte, o brasileiro é também uma maneira eficaz de promover o esporte nas escolas oportunizando que jovens entre 15 e 18 anos possam participar de um intercâmbio sociocultural que os auxilia a desenvolver não só a vontade pela prática esportiva, mas também pelo estudo.

A cidade de Aracaju recebe a edição masculina do evento. Ao todo, 28 equipes disputam as séries: bronze, prata e ouro, esta última, classificatória para o Mundial. Não diferente do que ocorre no feminino que receberá 23 equipes. Vale lembrar que os vencedores das séries bronze e prata também concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze, entretanto, apenas os que se classificarem para a série ouro lutarão pelo título nacional.

Para o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, a disputa saudável pela vitória é importante, entretanto o gol que ele quer ver é o do conhecimento.

– Trabalhamos duro para que o evento possa atender às expectativas e seja mais uma grande festa do Desporto Escolar. As delegações começam os desembarques nesta quinta (21), e a minha expectativa é alta não só pelo nível técnico, como também pelo interesse que eles terão por esse intercâmbio de atividades que teremos em Aracaju e Maceió nos próximos dias.

Ainda segundo Hora Filho, o Brasil nunca conquistou o título mundial com o futebol escolar, hegemonia que se depender da torcida do presidente, deve acabar no próximo mês de abril em Belgrado.

– No último mundial batemos na trave em uma disputa acirrada contra a Alemanha na semifinal. Perdemos no detalhe e acabamos ficando na honrosa 4ª posição com a equipe feminina, à época, representada por uma escola de Santa Catarina. Com o masculino também tivemos um bom desempenho, mas ainda não conseguimos o esperado título. Espero que os vencedores do brasileiro possam fazer bonito na Sérvia e, quem sabe, nos alegrarem com o título mundial.

O Brasileirão Escolar de Futebol ocorre em Aracaju e em Maceió entre os dias 21 e 28 de fevereiro. Competição seletiva para o Mundial ISF de Futebol que deve reunir mais de mil participantes entre equipe de trabalho, técnicos, árbitros e atletas de todos os estados do Brasil nas duas capitais do Nordeste.

Abaixo você confere o boletim 1 da competição, além do Regulamento Geral da Competição.


Boletim 1 – Masculino

Boletim 1 – Feminino
Regulamento Geral da Competição

Jesus Filho
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Informações: +55: 061 99136-0090 / +55: 061 3967-7176
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Foto: Arthur Leite
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12
Bloco F, Brasília – Distrito Federal
Pular para o conteúdo