Etapa nacional definirá os representantes do Brasil no Mundial de Futebol

Publicado em 21/01/2019

Categorias:
Brasília – Atletas escolares dos quatro cantos do país treinam forte para a seletiva nacional que definirá os representantes do Brasil na próxima edição do Mundial Escolar de Futebol. O evento, promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), será realizado entre os dias 06 e 14 de abril, em Belgrado, na Sérvia, cidade histórica que sediou no fim do ano passado o Mundial Escolar de Basquete 3×3.

O Campeonato Brasileiro será realizado em duas capitais do país simultaneamente: Maceió, que realizará a etapa feminina, e Aracaju, a masculina. Mas antes de disputarem a vaga para o mundial, as equipes precisam fazer o seu papel dentro de casa ganhando as seletivas estaduais promovidas pelas federações escolares filiadas.

Além de movimentar a economia da região e gerar empregos diretos e indiretos, as competições escolares que em 2019 devem atrair milhares de atletas nos 10 brasileiros previstos, servem também como intercâmbio para que os estudantes além de competir, possam fazer novos amigos e colecionar boas histórias.

Presidente da Federação Sergipana de Desportos Escolares (FSDE), o professor Walter Thiessen disse que o estado está preparado para sediar mais um evento de grande porte.

– Sergipe já realizou competições importantes do Desporto Escolar. Em 2014, sediamos o Sul-Americano que reuniu 1.800 atletas na cidade. Fizemos também, em 2015, o Mundial de Vôlei de Praia que foi um sucesso. Além dessas duas importantes jornadas, em 2017 foi a vez de recebermos o Mundial Escolar de Triathlon que superou as expectativas. Portanto, com o futebol não será diferente. Já estamos trabalhando, seguindo as normativas da CBDE, em parceria, para que o evento seja um sucesso em todos os sentidos.

Não diferente do que ocorre em Maceió, que de 21 a 28 de fevereiro vai sediar a etapa feminina do Brasileiro Escolar de Futebol. Com os últimos ajustes sendo realizados, o presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), Irã Candido, não escondeu o entusiasmo em receber na sua cidade as delegações que irão chegar de várias partes do país.

É uma enorme satisfação receber na cidade que é tida como \”paraíso das águas, do sol e da cultura\” jovens estudantes de todas os lugares do nosso Brasil. Estamos trabalhando para que as delegações possam competir em alto nível oferecendo o que temos de melhor. O torneio serve como seletiva para o mundial e por isso deve gerar uma expectativa grande nos participantes, pois além do título brasileiro, eles poderão acabar com um tabu que já dura anos, já que o Brasil ainda não conseguiu uma medalha de ouro com o futebol. E eu tenho certeza que os vencedores irão fazer bonito na Europa.

Na última edição do Mundial Escolar de Futebol, realizada em Praga, na República Tcheca, o Brasil ocupou a 4ª posição tanto no masculino, quanto no feminino, retrospecto que se depender da torcida verde e amarela pode ser diferente em Belgrado.

Jesus Filho
Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar

Informações: +55: 061 99136-0090 / +55: 061 3967-7176
E-mail: imprensa@cbde.org.br
Endereço sede: Setor Bancário Norte, Quadra 2, Lote 12
Bloco F, Brasília – Distrito Federal
Pular para o conteúdo