Médico do Brasil palestra sobre doping durante os Jogos da CPLP na África

Publicado em 27/07/2018

Categorias:

São Tomé e Príncipe – Sempre que participa de competições internacionais, as ações da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) não estão voltadas apenas para a parte esportiva, as competições em si.

Os aspectos cultural e social também são geralmente abordados em forma de palestras ou encontros promovidos pela entidade. Quando essas competições contam com a presença do médico Roberto Barros, ele escolhe um tema importante da Medicina Esportiva para falar aos participantes, geralmente aborda o doping no esporte.

Assim foi o que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 27, em São Tomé e Príncipe, onde o Brasil participa dos XI Jogos da Comunidade de Países da Língua Portuguesa. O Dr. Roberto proferiu uma palestra sobre dopagem no esporte. Antes da palestra, o chefe da missão brasileira, Átila Bessa, abiu o evento, falando um pouco sobre o “Sistema CBDE”.

O palestrante em poucas palavras, disse como funciona o desporto escolar no Brasil, afirmando que a CBDE é a gestora dessa atividade sempre em parceria com as federações estaduais. Falou sobre os campeonatos brasileiros que qualificam equipes em diversas modalidades para os mundiais. E, finalmente, disse da satisfação de estar com a delegação brasileira participando dos Jogos da CPLP e agradeceu a hospitalidade dos santomenses.

Dopagem

Membro da Comissão de Controle de Doping, Dr. Roberto falou sobre o doping e suas implicações no esporte. A parte histórica, a origem, controle, prevenção e as complicações do uso de drogas ilícitas no esporte, foram focos da abordagem do palestrante. “O objetivo da entidade é lembrar que o CBDE hoje, pode ser um atleta olímpico amanhã. Então, essa orientação que nós fazemos é direcionada à formação de pessoas, que futuramente estarão no esporte de alto rendimento”, lembrou o palestrante.

Segundo Dr. Roberto, todos da CBDE têm a obrigação de prevenir o uso das substâncias ilícitas por essas crianças. “E com a ajuda da CBDE, a gente tem feito isso e conseguimos alertar aos jovens brasileiros. Isso também faz com que a gente leve ao aluno, ao professor, aos integrantes da CBDE esse conhecimento da dopagem no esporte”, concluiu o médico.

A palestra sobre dopagem no esporte despertou a atenção e contou com a presença de todos os chefes e subchefes de missões, além de alguns técnicos de futebol.

Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Texto: Givaldo Batista
Foto: CBDE/divulgação
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 – Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF – CEP 70711-903

Pular para o conteúdo