Colégio Amorim-SP vence a escola Paulo Zimmermann-SC e conquista o ouro nos JEBs

O Colégio Amorim, de São Paulo, é o grande campeão da Série Ouro dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-18 de Futebol. Em uma tarde de festa em Camaragibe (PE), a equipe paulista venceu o EEB Paulo Zimmermann, de Santa Catarina, por 5 a 0, na final disputada nesta segunda-feira (17), e levantou o principal troféu da competição. O resultado garantiu ao Amorim o primeiro lugar da Série Ouro, enquanto a equipe catarinense terminou como vice-campeã.

Foto: Filipe Pereira | CBDE

A conquista tem um significado ainda maior para o Colégio Amorim. Como campeão da Série Ouro, o time paulista será o representante do Brasil no Mundial ISF de Futebol, na China, em outubro.

O título coroou uma campanha de grande força ofensiva. Antes da decisão, o Amorim já havia protagonizado algumas das maiores goleadas da competição. Na fase classificatória, derrotou a Escola Glória Perez, do Acre, por 14 a 0, e depois passou pelo Colégio Darwin, do Ceará, por 7 a 0. Nas oitavas de final, venceu a EEEFM Maria da Conceição Malheiros, do Pará, por 2 a 1, avançando na disputa pelo título.

Na semifinal, a equipe paulista voltou a mostrar sua força ao superar a Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha, do Rio Grande do Norte, por 6 a 0. Na decisão, diante da Paulo Zimmermann, o Amorim novamente foi dominante e construiu uma goleada por 5 a 0 para confirmar a conquista da Série Ouro.

O pódio da principal série dos JEBs Sub-18 foi completado pelo Colégio Odete São Paio, do Rio de Janeiro, em terceiro lugar. A Escola Estadual Adão Marcelo da Rocha, do Rio Grande do Norte, ficou em quarto. EEEFM Maria da Conceição Malheiros (PA), EE Gonçalves Dias (RR), Coleguium – Ouro Preto (MG) e Iglea Grollmann C E EF M (PR) fecharam as oito primeiras posições.

Além da consagração na Série Ouro, o último dia de disputas também definiu os campeões das Séries Prata e Bronze.

Na Série Prata, o campeão foi o Colégio Intensivo Sistema de Ensino, de Alagoas. A equipe terminou na primeira colocação, seguida pelo EE André Avelino Ribeiro, de Mato Grosso, enquanto o EEEM Arnulpho Mattos, do Espírito Santo, ficou em terceiro e o Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Manoel Vilaverde, em quarto.

A Série Bronze teve o Instituto Bom Pastor de Amparo à Infância e Adolescência, do Maranhão, como campeão. O CEM 04 de Sobradinho, do Distrito Federal, ficou com o vice-campeonato, seguido pelo EEEFM Álvares de Azevedo, de Rondônia, em terceiro, e pela EREM Prof. Joaquim Augusto de Noronha Filho, de Pernambuco, em quarto.

Na Série Cobre, o título ficou com o Colégio Estadual Antônio Balbino Tempo Integral, da Bahia. O AVAEC, do Rio Grande do Sul, terminou em segundo; a EE Indígena Angelina Vicente, do Mato Grosso do Sul, em terceiro; e a Associação de Apoio à Escola Estadual Irineu Albano Hendges, do Tocantins, em quarto.

Com quatro campeões definidos, os JEBs Sub-18 de Futebol encerra uma semana de disputas que colocou Camaragibe no centro do futebol escolar brasileiro. E, no principal palco da competição, quem fez a festa foi o Colégio Amorim: campeão da Série Ouro, dono de uma campanha marcada por grandes goleadas e agora com a missão de levar o nome do Brasil ao Mundial ISF de Futebol, na China.