Brasil está com tudo! Escolas brasileiras conquistam os títulos do Campeonato Mundial Escolar de Futsal

Brasília foi palco de um dia inesquecível para todos os que valorizam o desporto escolar e o futsal brasileiro. Os times masculino e feminino do Brasil venceram as decisões do Campeonato Mundial Escolar de Futsal, realizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) junto à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), nesta quarta-feira, 19/11.

O primeiro título veio com a vitória das estudantes-atletas da Escola José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho/SC, que venceram a equipe da Ucrânia por 4 a 0. As brasileiras abriram o placar logo no início do jogo e, com maior controle de bola e contra-ataques certeiros, ampliaram a diferença e venceram a partida com autoridade. A França ficou com o bronze.

“Sonhei com esse dia e esse título fez todo o nosso esforço valer a pena. Estou há sete anos na escola, cresci nessa escola e estou muito feliz. Encerrar meu ciclo com esse título é muito bom. A gente sabia da nossa qualidade e conseguimos colocar a cabeça no lugar e saímos como campeões”, analisou a camisa 10 do Brasil, “Odara”

Na disputa masculina, o jogo foi mais acirrado, e a equipe ucraniana abriu 2 a 0 logo no início do primeiro tempo. O jogo começou a mudar depois de um tempo técnico, em que o professor Glauber, do Colégio Amorim, de São Paulo, conversou com os estudantes-atletas, e a equipe deslanchou no placar e virou o jogo ainda na etapa inicial. Na metade final, o time brasileiro marcou mais um e contou com as defesas do goleiro Gabriel para fechar o jogo por 4 a 2 e levar o título para a escola paulista.

“É uma experiência única. Estar aqui é o sonho de muitos e agradeço pela torcida de todos. A gente jogou por vocês, por nós e por nossas famílias, e logo mais a gente está chegando com esse título”, comentou Heloisa, estudante-atleta e campeã pelo Brasil.

A Escola Giardini Luiz Lenzi, de Jaraguá do Sul/SC, garantiu a terceira colocação no masculino após vencer a França por 8 a 3.

Nos últimos dez dias, o intercâmbio cultural entre os 445 estudantes-atletas, vindos dos 20 países teve a mesma relevância, ou até mais, que os resultados das 113 partidas realizadas no Distrito Federal.

Com a fun zone, equipada com diversos jogos, os estudantes-atletas aproveitaram as oportunidades para criar novos laços de amizade. A Noite das Nações reuniu um pouco da diversidade de cada país, com apresentações musicais, comidas e vestimentas típicas.

“Foi uma experiência muito especial e vivi dias inesquecíveis. Fiz amizade com a equipe de Marrocos e da China, e eles já chamaram a gente para ir visitar eles lá”, comentou Diego, estudante-atleta da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, do Distrito Federal.

O Campeonato Mundial Escolar de Futsal ocorre a cada dois anos, e a ISF não confirmou qual país irá sediar a próxima edição.

Acessar o conteúdo