Na manhã desta terça-feira, 12, foi realizada a coletiva de imprensa para apresentação do detalhamento operacional do Mundial Escolar de Futsal, organizado de forma conjunta pela International School Sport Federation (ISF) e pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
Participaram do encontro o presidente da ISF, Zeljko Tanaskovic; o vice-presidente da entidade, Antônio Hora Filho; a diretora executiva da ISF, Hasnae El Ayoubi; e o presidente do Comitê Organizador Local, Samory Uiki Fraga.
Jornalistas da imprensa local estiveram presentes, enquanto profissionais de outros estados brasileiros também enviaram seus questionamentos às autoridades.
A parceria entre a ISF e a CBDE vem rendendo frutos positivos para o desporto escolar mundial. De acordo com o presidente Zeljko Tanaskovic, “o Brasil é um dos grandes parceiros da ISF, uma referência em organização e receptividade. Estamos entusiasmados para vivenciar um grande evento graças a essa parceria de sucesso entre ISF e CBDE”, afirmou.
O vice-presidente Antônio Hora Filho destacou que as competições escolares têm como principal objetivo promover o intercâmbio cultural e a vivência esportiva entre os estudantes-atletas. “A competição existe, porém, não incentivamos a alta competitividade. Este é um momento de congraçamento entre os povos, o que fará diferença na formação cidadã dessas crianças, preparando-as para contribuir de forma positiva com a sociedade no futuro”, enfatizou.
O campeonato começa oficialmente nesta noite, com a cerimônia de abertura. As disputas nas quadras brasilienses terão início amanhã e seguem até o dia 19, reunindo delegações de 18 países.