Após a despedida de seis modalidades, cidade recebe novos estudantes-atletas para mais uma etapa do maior evento escolar do país
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-14/2025 seguem movimentando Uberlândia, que vive um mês marcado pela energia, alegria e presença de jovens atletas de todo o país. Após o encerramento do primeiro bloco de disputas, que reuniu competidores do Badminton, Futsal, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol e Vôlei de Praia, a cidade se prepara para receber uma nova leva de delegações com o início do segundo bloco de competições.

Nesta nova fase, entram em cena as modalidades de Atletismo, Atletismo Adaptado, Ciclismo Virtual, Ginástica Rítmica, Judô e Taekwondo, com a chegada de 1700 estudantes-atletas, vindos de diferentes estados do país. As delegações representarão os 27 estados brasileiros, reforçando o caráter nacional do evento, que pela primeira vez tem Uberlândia como sede.

Com mais de 5.500 estudantes-atletas distribuídos ao longo de três blocos, os JEBs foram estruturados dessa forma para que toda a rede hoteleira da cidade pudesse atender com conforto e segurança as delegações, técnicos, árbitros e equipes de apoio. Ao todo, mais de 20 hotéis estão sendo utilizados, entre eles B&B, Marajá, Golden Park, Golden Tower, Porto Minas, Ibis, Ibis Budget, Mercure, Nobile e Uberlândia Suites.

A divisão em blocos também permite a rotatividade das equipes e o melhor aproveitamento da estrutura local, como explica o vice-presidente da CBDE, Robson Aguiar. “O segundo bloco começou no dia 13 de outubro, com a chegada de novas equipes, enquanto outras deixavam a cidade. Neste período, as modalidades foram atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, ciclismo, judô e taekwondo, incluindo a novidade do ciclismo virtual. Cada bloco envolve cerca de 1.600 a 1.700 atletas e dirigentes, hospedados em grande parte nos hotéis de Uberlândia.”
As competições seguem ocupando os principais espaços esportivos do município, como o Complexo Parque do Sabiá, Arena Sabiazinho, UFU, Praia Clube e ginásios municipais, mantendo Uberlândia em ritmo intenso de esporte, integração e convivência entre as delegações.
De acordo com Pedro Paulo Schwindt, presidente do Visite Uberlândia, o impacto positivo do evento é perceptível em toda a cidade: “Uberlândia segue em movimento. Os JEBs tem gerado um fluxo constante de visitantes e fortalecido a economia local, movimentando hotéis, restaurantes e diversos serviços. O evento demonstra a capacidade da cidade em receber grandes competições e o quanto o esporte é capaz de impulsionar o turismo e a economia”, destaca.
O subsecretário de esportes do Estado de Minas Gerais, Tomás Mendes, também ressaltou a importância dos JEBs para o desenvolvimento regional:
“A sede dos Jogos Escolares em Uberlândia movimenta não apenas os espaços esportivos, mas toda a cadeia produtiva da cidade. Hotéis, restaurantes e serviços estão ativos, o que gera emprego e fomenta o turismo. É um orgulho para Minas Gerais receber um evento que une desenvolvimento esportivo e econômico.”
Com a chegada do segundo bloco, a expectativa é que a energia dos JEBs continue tomando conta de Uberlândia, reunindo atletas, técnicos e torcedores em uma grande celebração do esporte escolar brasileiro.