
Uberlândia celebra a abertura dos Jogos Escolares Brasileiros 2025 com festa de cultura, integração e emoção
Cerimônia no Sabiazinho marca o início da competição nacional que reúne estudantes-atletas de todo o país e celebra o espírito esportivo e a diversidade brasileira
A Arena Sabiazinho, em Uberlândia (MG), foi palco de uma noite memorável nesta terça-feira (7), durante a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros – JEBs 2025, principal competição estudantil do país. Com música, dança, cultura e emoção, o evento deu início à programação esportiva que reúne delegações dos 26 estados, do Distrito Federal e uma equipe convidada do Japão, celebrando a união, a diversidade e o poder transformador do esporte.

A solenidade contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho; o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Perna Cordeiro, representando o ministro do Esporte, André Fufuca; o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira; e o subsecretário de Esportes de Minas Gerais, Tomás Tavares Perdigão Mendes, que representou o governador Romeu Zema. Também participaram representantes da Vale, parceira do evento por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Com um roteiro repleto de simbolismos, a abertura teve início com o vídeo “Seio de Minas”, seguido pela execução do berrante pela mini boiadeira Mariana Ramos, e apresentações da cantora Mala, da equipe de ginástica artística da Futel e da Cia de Dança do Praia Clube. O desfile das delegações foi um dos momentos mais emocionantes da noite, destacando o protagonismo dos jovens atletas e o encontro de culturas.

O acendimento da pira olímpica, conduzido por estudantes que representaram as cinco regiões do Brasil e a cidade-sede, simbolizou o início oficial dos jogos. Em seu discurso, o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, declarou abertos os JEBs 2025 e destacou o papel da competição na formação cidadã:
“O esporte escolar é o primeiro passo para uma sociedade mais justa, colaborativa e saudável. Aqui, celebramos não apenas vitórias, mas valores que constroem o futuro.”
Durante a cerimônia, a Vale e as autoridades locais foram homenageadas pela parceria e apoio à realização do evento. Segundo a organização, 80% da mão de obra do JEBs foi contratada em Uberlândia, gerando impacto econômico positivo para a cidade, que também registra hotéis lotados e mais de R$ 1 milhão arrecadado em ISS durante o período.
Encerrando a noite, o público acompanhou as canções “Nosso Quadro” e “Evidências”, interpretadas pela cantora Mala e pela mini boiadeira Mariana Ramos, em um momento de celebração que uniu esporte, cultura e emoção.
Realizados pela CBDE, em parceria com o Governo Federal, Governo de Minas Gerais, Prefeitura de Uberlândia/Futel, FEEMG e Vale, os JEBs 2025 seguem até o fim do mês reunindo milhares de estudantes-atletas de todo o Brasil em uma grande festa de integração, aprendizado e espírito esportivo.


