Belém sedia Seminário de Avaliação do JEBs 2026 com representantes de todo o Brasil

A cidade de Belém recebeu nesta sexta-feira, 13, o Seminário de Avaliação do JEBs 2026. Encontro que reúne os presidentes das federações estaduais do desporto escolar de todo o país, além de autoridades e representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento do esporte educacional no Brasil. O evento tem como objetivo promover uma análise abrangente das edições de 2024 e 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros, considerada a maior competição do desporto escolar brasileiro.

O seminário constitui um importante espaço de diálogo institucional e construção coletiva, voltado à avaliação técnica, organizacional e estratégica do evento. Durante a programação, os participantes analisam diferentes aspectos da realização dos Jogos, incluindo planejamento, logística, estrutura de competição, participação das delegações, impacto educacional e legado esportivo. A iniciativa busca identificar pontos positivos, bem como oportunidades de aprimoramento, com o objetivo de fortalecer continuamente o modelo de organização dos Jogos e garantir uma experiência cada vez mais qualificada para estudantes-atletas, técnicos, professores, gestores e instituições envolvidas.

A programação conta com a presença do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Robson Aguiar, que reforça a relevância do momento para o planejamento e o desenvolvimento do desporto escolar no âmbito nacional. A participação dos representantes estaduais reafirma o caráter democrático e colaborativo da construção dos Jogos Escolares Brasileiros, permitindo que experiências e contribuições de diferentes regiões do país sejam consideradas no processo de aprimoramento da competição.

O seminário também reúne importantes autoridades e representantes do poder público e da gestão esportiva nacional, entre eles Paulo Perna Cordeiro, Secretário da SNEALIS/MESP; Fernando Krelling, Deputado Estadual por Santa Catarina; Júlio César Ribeiro, Deputado Federal pelo Distrito Federal; Tomás Tavares Perdigão Mendes, Subsecretário de Esportes de Minas Gerais; Ludmila Ferreira Martins Costa Abadia, Diretora de Políticas Públicas do Ministério do Esporte; e Éverson Ciccarine, Diretor Geral do Jogos Escolares Brasileiros.

Ao promover um ambiente de avaliação, planejamento e troca de experiências entre gestores e lideranças do desporto escolar brasileiro, o Seminário de Avaliação do JEBs consolida-se como uma etapa estratégica para o fortalecimento e a evolução contínua dos Jogos Escolares Brasileiros. A iniciativa reafirma o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento do esporte educacional, valorizando o papel do esporte como ferramenta de formação, inclusão e transformação social para estudantes de todo o Brasil.

Acessar o conteúdo