Ouro no atletismo dos JEB’s, maranhense disputará Sul-Americano, no Chile

Publicado em 03/11/2023

Categorias:

Com a mesma rapidez que estreou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) em Brasília, Breno Frank do Nascimento, 14, garantiu o ouro em dose dupla, nas corridas de 150m e 80m rasos do atletismo.  A proeza rendeu um novo desafio ao jovem estudante-atleta, morador do João de Deus, bairro carente de São Luís (MA).  Foi convocado para disputar, o Sul-Americano Escolar, de 4 a 9 de dezembro, em Santiago, no Chile. “Estou muito feliz pela conquista. Prometo me esforçar, a partir de agora, para trazer o ouro para o Brasil”, disse, aos risos.

Bruno é filho de pais comerciantes e aluno do 9º ano, do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, na Cohab.  A vitória no JEB’s é resultado do esforço incansável de treinamentos diários que ele faz com outros estudantes-atletas da delegação.  Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, de 17h às 19h, na pista de atletismo, do Estádio Castelinho, sob o comando dos professores-técnicos Márcio Miguense e Silma Braga.

Jean Pierre / CBDE

O Campeonato Sul-Americano é um grande evento sociocultural esportivo e reúne mais de 2 mil estudantes, entre 12 a 14 anos, oriundos de 11 países são esperados para o evento internacional. O Brasil competirá no evento internacional com uma delegação de 222 pessoas entre estudantes-atletas, técnicos, médicos, jornalistas e comissão técnica.

Mayna Nascimento / CBDE

Os brasileiros vão competir em 11 modalidades. Destas, nove são esportivas (atletismo, natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquetebol, handebol, futsal e voleibol) e duas paradesportivas (atletismo adaptado e para-natação). Além do Brasil, participam da competição Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bonaire e Suriname.

JEB’s– Depois de 19 anos, Brasília volta a sediar. Conta com 19 subsedes e apresenta número recorde de inscritos: 6.714 contra 5.600 registrados em 2022 no Rio de Janeiro. As competições estão a todo vapor e seguem até a próxima quarta-feira (8.11). São 18 as modalidades disputadas coletivas e individuais, incluindo uma paradesportiva.

Atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e  xadrez são as modalidades disputadas. Curling e esgrima são modalidades de demonstração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo