Assembleia Geral da CBDE é realizada no Rio de forma transparente com presença dos presidentes das federações

Publicado em 26/08/2023

Categorias:

Rio de Janeiro – Aconteceu na manhã deste sábado (26), no Auditório 1 da Arena 1 do Parque Olímpico, do Rio de Janeiro, a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com os representantes das federações do desporto escolar nacional.

A reunião tratou de vários assuntos importantes como: atualização do Regimento Interno da Assembleia Geral; Planejamento Estratégico 2021-2024, aprovação da revisão realizada pela Comissão de Revisão do P.E.; Informes sobre os Jogos Escolares Brasileiros -JEB´s; entre outros temas que foram democraticamente ampliados.

O encontro foi conduzido pelo presidente Antônio Hora Filho, que oportunizou cada integrante da assembleia de forma transparente dar sua opinião.
“A Assembleia é uma agenda de governança obrigatória. A entidade se mantém dentro da conformidade seguindo as regras de compliance. E nós atualizamos alguns documentos de estatutos e compartilhamos com as entidades representativas que formam nosso sistema”, explicou o presidente.

Durante a reunião, o presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar – ISF, o francês Laurent Petrynka, aproveitou para parabenizar o presidente Antônio Hora pelo ótimo trabalho desenvolvido à frente da CBDE. Elogiou o brasileiro pelo desenvolvimento do esporte escolar e enalteceu a capacidade do Brasil de realizar grandes eventos esportivos.
“Estamos felizes sempre de estar trazendo competições como a Gymnasiade para o Brasil contando com várias delegações aqui no Rio de Janeiro. Quero agradecer ao presidente Antônio Hora pelo grande trabalho que é feito pela CBDE no estímulo a prática esportiva nas escolas. Esperamos voltar mais vezes aqui”, finalizou.

Jogos Escolares Brasileiros
O presidente Hora durante a reunião falou sobre os Jogos Escolares Brasileiros – JEB´S, que passaram a ser um projeto prioritário da CBDE. Segundo ele, graças ao governo federal, a ministra Ana Moser por meio do ministério do Esporte, a CBDE acredita que irá conseguir, com a ajuda também dos secretários de esportes dos estados que integram o Brasil, realizar pela terceira vez consecutiva os Jogos Escolares Brasileiros da nova era dos tempos modernos.

Gymnasiade
O presidente disse estar muito satisfeito com a realização da Gymnasiade no Rio de Janeiro, e que o balanço é de que os países que aqui estiveram atribuíram nota máxima em todos os aspectos, alimentação, hospedagem, transporte, receptivo e sobretudo as instalações.
“Nós realizamos os Jogos Escolares mundiais neste cenário”, comemorou o presidente.

Presidentes
A presidente da Federação do Mato Grosso, Carine Nascimento, disse que era importante participar da reunião, em se tratando de ser uma mulher e ajudando a decidir muitos assuntos importantes do desporto escolar. “Estou feliz aqui por fazer parte desta família da CBDE”, comentou.
Já o presidente da Federação Tocantinense de Desporto Escolar, Lécio Guimarães disse que a Assembleia Geral foi um momento muito importante, principalmente a análise dos próximos passos que a CBDE vai dar em busca do crescimento e do desenvolvimento das suas federações.
“Podemos destacar que a família CBDE está unida e busca, através de uma política de inclusão social e de desenvolvimento do desporto escolar em todo o país, desenvolver as modalidades esportivas”, ressaltou o dirigente tocantinense.

O presidente da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro, Eduardo Augusto Fernandes Domingues, comentou que estava feliz por participar da Assembleia, onde foram tratados vários assuntos relevantes ao desporto escolar e lembrou a fala do presidente da ISF Laurent Petrynka dizendo que o Rio de Janeiro está voando com o Desporto Escolar, mas também não poderia de deixar de comentar que o Rio é grato por tudo que vem acontecendo, onde a CBDE é reconhecida mundialmente com esta Gymnasiade coroando estre trabalho bem feito pelo presidente Antônio Hora.

No final da Assembleia Geral cada presidente presente de federação foi homenageado com uma placa comemorativa à participação na Gymnasiade, além de ganhar um kit de malas para as missões internacionais.

Por: Reinaldo Cisterna/Diego Lopes/Mariana de Sá/Givaldo Batista

Pular para o conteúdo