Assembleia Geral da CBDE aprova contas da entidade do exercício 2021

Publicado em 02/04/2022

Categorias:

A Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que realizou recentemente com sucesso em Aracaju, a Seletiva para a Gymnasiade 2022, que acontece mês de maio na Normandia-França, promove neste final de semana, uma série de reuniões de cunho administrativo, culminando neste sábado (2), com a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que reúne os 27 presidentes de federações estaduais, os representante de atletas eleitos para o período de 2022-2026, o ex-presidente da CBDE, Carlos Sergio Rufino e, como convidados, toda a diretoria da CBDE. Momento no qual a Assembleia Geral da Entidade, aprovou por a unanimidade e sem ressalvas, a prestação de contas da CBDE. 

Nesta sexta-feira (1), o Conselho de Administração esteve reunido em Aracaju, com o propósito de apreciar as contas do exercício de 2021, apresentar o relatório anual de atividades da Entidade e homologar o Plano Estratégico de Aplicação dos Recursos.

O Conselho de Administração é a esfera deliberativa da entidade. É um braço tático e operacional. Nessa reunião, surgem as definições dos futuros passos da entidade. Assim, o Conselho após apreciar as contas, encaminha para parecer do Conselho Fiscal e aprovação final pela Assembleia Geral.

Com a aprovação da prestação de contasde 2021 e com a aprovação do Plano Estratégico de Aplicação dos Recursos, a gente sai daqui hoje, conscientes de que estamos no caminho certo, trabalhando incansavelmente, pelo sucesso da CBDE e pela valorização do desporto escolar em todo o Brasil – comemorou o presidente Antônio HoraFilho.

Seletiva Nacional

Outro assunto importante da reunião do Conselho de Administração nesta sexta-feira, foi a avaliação final da Seletiva Nacional da Gymnasiade etapa realizada em Aracaju. A avaliação do presidente Antônio Hora Filho é altamente positiva.

– A realização da Seletiva da Gymnasiadeem Aracaju, nos apontou números altamente expressivos. O aumento da participação das escolas públicas, é algo que tem que ser destacado. Em várias modalidades, a participação da escola pública foi superior à da escola privada. A participação feminina foi outro ponto de destaque. A democratização da participação regional. Tivemos aqui em algumas modalidades, todos os estados da federação participando. Isso tudo, confirma que nós temos um propósito, que o time CBDE está coeso, está unido e nós vamos conduzir o esporte de base nacional a um patamar inimaginável –

Reuniões

Na quinta-feira (31), aconteceu a reunião da Comissão de Atleta. Na oportunidadetomaram posse os membros eleitos para o período de 2022-2026, e o colegiado elegeu como presidente da Comissão, a professora Ana Sofia Oliveira Valente. Ela será a representante dos atletas no Conselho de Administração, com direito a voz e voto nas reuniões desse Colegiado.

Ana Sofia foi apresentada ao Conselho de Administração nesta sexta-feira (01), por ocasião da reunião, que apreciou as contas da CBDE relativas ao exercício de 2021. Apreciadas com todo critério, as contas foram aprovadas por unanimidade e seguem para as avaliações das demais instâncias, Conselho Fiscal e Assembleia Geral a quem compete a aprovação final das contas da Entidade.

Ainda pela manhã, o Diretor Geral da CBDE, Luís Delfino, apresentou o relatórioda Seletiva Nacional da Gymnasiade. “Foi uma competição que superou as expectativas em todos os detalhes, sem nenhuma intercorrência. Creditamos isso ao trabalho desenvolvido pelo Coordenador Geral da Seletiva, professor Walter Thiessen”, avaliou Luís Delfino.  

Ainda nesta sexta-feira à tarde, aconteceram as reuniões do Conselho Fiscal, cujo objetivo é a emissão de parecer referente às contas da Entidade edas Comissões de Assessoramento, especificamente, de Ética, Adversidade, Técnica e Educação.

Os trabalhos da CBDE neste fim de semana em Aracaju foram sequenciados neste sábado (2). No período matinal aconteceu a reunião de Assembleia Geral Ordinária, que aprovou sem ressalvas, as contas da Entidade, referentes ao exercício de 2021. Às 14h00 foi realizada a Assembleia Geral Ordinária Eletiva, quando foram eleitos e logo após empossados, os três novos conselheiros de administração e os quatro novos conselheiros fiscais, sendo um suplente. Encerrando essa série de reuniões da CBDE em Aracaju, acontece no domingo às 14h00, a reunião do Conselho de Administração, já contando com a presença dos conselheiros de administração recém-eleitos.

Por: Givaldo Batista 

Foto: Jorge Henrique / Filipe Carrapato

Pular para o conteúdo