Jair Bolsonaro recebe comitiva da CBDE para lançamento dos JEB’s

Publicado em 29/01/2021

Categorias:

Por: Jesus Filho / Governo Federal

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro encontrou-se, nesta sexta-feira (29.01), com sete embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros 2021 – JEB’s. A competição, que voltará a ser realizada após um hiato de 17 anos, reunirá, no Rio de Janeiro, mais de 6,2 mil estudantes, das 27 unidades da federação, entre 29 de outubro e 5 de novembro.

No grupo dos embaixadores que desembarcou na capital para a agenda no Palácio do Planalto, há cinco medalhistas olímpicos, três deles campeões: são eles Giba, ouro em Atenas 2004 com a Seleção de vôlei, e Serginho, parceiro de Giba na conquista na Grécia e destaque do Brasil no triunfo nos Jogos Rio 2016, e Maurren Maggi, ouro no salto em distância em Pequim (2008).

O ex-velocista André Domingos, bronze no revezamento 4 x 100m em Atlanta 1996 e prata na mesma prova em Sydney 2000, além da judoca Mayra Aguiar, bronze em Londres (2012) e no Rio 2016, completaram a lista de medalhistas. Os outros dois embaixadores que estiveram em Brasília são destaque nas artes marciais: José Aldo, bicampeão do UFC, e o mestre em jiu-jitsu Renzo Gracie.

“Nós temos potencial (para o esporte), mas temos que garimpar. É igual ao futebol, tem que garimpar. E onde começa esse garimpo? Na escola. Estou feliz com vocês, que aceitaram ser embaixadores, e temos certeza de que seremos vitoriosos”, afirmou Bolsonaro.

“Desde que chegamos à secretaria, um de nossos principais compromissos foi valorizar o esporte de base. E a base de tudo está na escola. Então, para nós, o retorno dos JEB’s é a concretização dessa valorização que queremos para nossas crianças e jovens. Temos certeza de que a retomada dos JEB’s será um enorme sucesso. Este encontro com o presidente e com tantas estrelas que aceitaram o convite para serem embaixadores só comprova isso”, frisou o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães.

“A retomada dos JEB’s é a reafirmação de um evento que nunca deveria ter deixado de existir. Esse resgate traz à tona uma esperança que a gente dá para as nossas crianças, para nossos atletas, de poderem competir em um evento em nível nacional”, ressaltou André Domingos. “Eu tive o prazer de competir nos JEB’s em 1991, em Presidente Prudente, e foi maravilhoso. Para cada criança que vai participar desses jogos é como se ela estivesse nos Jogos Olímpicos, porque são várias modalidades. Estou emocionado e feliz por ser embaixador. Não vejo a hora de chegar a competição e de poder estar lá e contar a minha história para essas crianças e falar para elas que é possível”, completou o medalhista olímpico.

A campeã olímpica Maurren Maggi partilhou do sentimento do ex-colega de pistas. “Temos uma abertura grande para o esporte por meio do presidente. É uma pessoa que nos apoia e assina embaixo de qualquer ação nossa. Ainda estou emocionada com o convite que recebi para ser embaixadora e tenho certeza de que vamos arrasar nos JEB’s”.

Para o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho, já há, entre alunos e estudantes, uma grande expectativa em torno dos JEB’s e o evento desta sexta-feira só amplia esse sentimento. “Foi um momento mágico o presidente da República receber a comunidade esportiva e esses embaixadores, muitos deles campeões e medalhistas olímpicos. Temos um exército de esportistas, de grandes ídolos, apoiando o projeto dos JEB’s. Isso gera expectativa na base esportiva do Brasil que está na escola. Alunos e professores de todo o Brasil já estão vivendo antecipadamente esse momento que será realizar os JEB’s no Parque Olímpico. Esperamos que em outubro o mundo já tenha superado a pandemia e que a gente possa fazer uma grande confraternização esportiva”, disse Antônio Hora Filho.

No total, os Jogos Escolares Brasileiros já contam com 12 embaixadores confirmados. Além dos sete que estiveram em Brasília, o multicampeão da natação paraolímpica Daniel Dias, o campeão olímpico da ginástica artística Arthur Zanetti; a campeã olímpica do vôlei de Praia Jacqueline Silva, a destaque da seleção brasileira na ginástica artística Flávia Saraiva, e o jogador de basquete Nenê Hilário, astro do Brasil na NBA, aceitaram o convite.

O encontro no Planalto contou também com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; do ministro do Turismo, Gilson Machado; do secretário adjunto da Secretaria Especial do Esporte, André Alves; do secretário nacional de Alto Rendimento, Bruno Souza; da secretária nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Fabíola Molina; e da secretária nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, Luisa Parente. O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e o presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, também estiveram presentes.

Os JEB’s

Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021 terão disputas em atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

Do total de 17 modalidades, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Destinada a atletas escolares nascidos em 2007, 2008 e 2009, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar / Governo Federal

Pular para o conteúdo