Secretaria Especial do Esporte terá cadeira permanente no Conselho de Administração da CBDE

Publicado em 27/08/2020

Categorias:

Brasília – A secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina, será a representante da pasta nas reuniões do Conselho de Administração da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). 

O convite para que a Secretaria Especial do Esporte indicasse um representante para compor o conselho foi feito nesta quarta-feira (26.08), por meio de ofício assinado pelo presidente da CBDE, Antônio Hora Filho. 

Para o secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães, a proposta da CBDE, além de inovadora, é importante, pois sinaliza uma aproximação mais estreita entre o poder público e a entidade que rege o esporte escolar brasileiro. 

“Recebemos esse convite com muita satisfação. Trata-se de uma iniciativa que sinaliza para as outras confederações que o governo tem que estar próximo. Isso dá mais solidez a todo o processo. O que a CBDE fez foi dar uma cadeira para o governo em seu Conselho de Administração e isso reforça como a gestão da entidade está comprometida com as parcerias e com a boa aplicação dos recursos públicos que recebe”, afirmou Marcelo Magalhães. 

“Essa iniciativa surgiu da necessidade que a sociedade impõe de que as entidades esportivas sejam cada vez mais transparentes e que tenham boas práticas de gestão”, explicou Antônio Hora Filho.  “Considerando que a Secretaria Especial do Esporte é o órgão máximo do esporte no Brasil, queremos abrir nosso Conselho Administrativo para que a Secretaria tenha um representante, em caráter permanente, de modo que tenhamos mais subsídios e também para demonstrar para a nossa sociedade que a CBDE preza por valores rígidos de transparência, boa gestão e boas práticas de governança, principalmente porque recebemos recursos públicos”, prosseguiu o presidente da CBDE. 

Desde que tomou posse, no final de abril, uma das prioridades de Marcelo Magalhães tem sido o fortalecimento do esporte escolar. No fim de julho, o secretário, após acordo firmado com Antônio Hora Filho, anunciou o retorno dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB´s, tradicional competição estudantil iniciada no país na década de 1970 e que foi disputada até 2004, tendo revelado nesse período diversos atletas de destaque do Brasil. 

Os JEB´s serão retomados em 2021 e valerão como seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados no Brasil no final do ano que vem. Voltada para estudantes de 12 a 14 anos, os Jogos Escolares Brasileiros serão realizados por meio de uma parceria entre a Secretaria Especial do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar. 

Ascom – Confederação Brasileira do Desporto Escolar / Secretaria Especial do Esporte – Ministério da Cidadania

Pular para o conteúdo