União entre os povos marcou solenidade de abertura do Sul-Americano

04/12/2018
União entre os povos marcou solenidade de abertura do Sul-Americano

Arequipa - Alusões à diversidade cultural, diferença de costumes e a união dos povos da América-Latina marcaram a solenidade de abertura dos XXIV Jogos Escolares Sul-Americanos escolares. O ginásio ‘Coliseo Cerrado’ de Arequipa estava completamente lotado com delegações dos 11 países participantes da competição. Uma festa com músicas e danças típicas, destacando um pouco da cultura da Argentina, Bolívia, Bonaire, Colômbia, Suriname, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Equador e Brasil.

A solenidade contou ainda com as presenças de autoridades locais, como o ministro da Educação do Peru, Daniel Alfaro Paredes, do diretor o Instituto Nacional de Recreação, Promoção e Esporte, Jean Ferrari Chiabra e da presidente do Instituto Peruano de Esporte, Susana Córdoba Ávila. Todos em breves palavras, destacaram a presença das delegações, falaram sobre os objetivos da competição, elogiaram as qualidades do esporte em seu país e encerravam dando as boas-vindas aos atletas e chefes de delegações dos países participantes.

A festa teve início com a apresentação de uma fanfarra e a apresentação e desfile da mascote da competição, o Taru, um cervo andino típico da região. Depois do hino nacional do Peru, cantado pela peruana Nicolle Pillman, dançarinos vestindo trajes típicos e indumentárias regionais, apresentaram as danças, folguedos e músicas, características de cada país participante. Destaque para o Brasil, representado por um índio enfatizando o Festival de Parintins, no Amazonas.

A solenidade foi encerrada com o juramento do atleta, pelos peruanos Rodrigo Cornejo Cuadros y Anita Poma Mendoza e juramento do árbitro. A tocha olímpica percorreu toda quadra do ginásio, trocada de mão em mão por um representante de cada país até ser acesa e arder até o dia 8 de dezembro na solenidade de encerramento dos XXV Jogos Escolares Sul-Americanos.

Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Texto: Givaldo Batista
Foto: Rafael Brais/ME
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Outras notícias