Revelada pelo desporto escolar, Duda Lisboa faz história no Vôlei de Praia

20/08/2018
Revelada pelo desporto escolar, Duda Lisboa faz história no Vôlei de Praia

Hamburgo - A sergipana Duda Lisboa conquistou a medalha de ouro no Torneio dos Campeões disputado na Alemanha na tarde deste domingo (19). Ao lado da medalhista olímpica, Ágatha, Duda brilhou mais uma vez garantindo a primeira colocação na competição mais importante da modalidade.

O jogo foi duro, afinal de contas tinha pela frente adversárias de uma escola tradicional no vôlei de praia. Errando pouco e com saques ajustados, as tchecas Hermannova e Slukova bem que se esforçaram, mas não conseguiram deter o talento brasileiro que tecnicamente foi superior, fator primordial na vitória verde e amarela por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/19.

O torneio ocorreu na Alemanha e reuniu as dez melhores duplas do ranking mundial. As brasileiras Maria Elisa e Carol Solberg perderam para as australianas na disputa do bronze e acabaram na quarta colocação.

Revelada pelo Desporto Escolar

É impossível falar do vôlei de praia escolar, sem citar uma de suas maiores estrelas. Além de ter conquistado títulos nacionais e internacionais representando o Brasil no exterior, Duda Lisboa pode ser a primeira atleta revelada pelo desporto escolar brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no Vôlei de Praia.

No início da década, incentivada pela mãe, 'Dona Cida', Duda deu os seus primeiros passos nas areias competindo em jogos organizados pela Federação Sergipana de Desportos Escolares. E já naquela época chamava atenção pelo talento que apresentava em suas atuações.

Presidente da FSDE, o carioca Walter Thiessen não escondeu a emoção quando viu na televisão a sergipana no alto do pódio. "É gratificante quando você recebe uma notícia dessas. Uma atleta que começou a sua trajetória em nossas competições, conquistando o topo do mundo no torneio mais importante do vôlei de praia. Fico feliz e emocionado, sobretudo por entender que é esse o principal papel do nosso segmento”, disse.

Embora seja originalmente de Sergipe, Duda Lisboa não mora mais em Aracaju, capital do estado. Após formar dupla com a experiente Ághata, Lisboa mudou-se para o Rio de Janeiro, onde treina diariamente em um clube da capital.

Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Juventude de Sergipe, Antônio Hora Filho parabenizou a atleta pelo título e disse que esse é mais um bom exemplo de que os investimentos no esporte de base são preponderantes para que novos atletas olímpicos sejam revelados no país. Já o presidente em exercício da CBDE, Robson Aguiar, declarou que a vitória de Duda Lisboa no Torneio dos Campeões é a prova de que quando você acredita em um sonho, com trabalho, altivez, disciplina e determinação, ele se torna realidade.

Com foco na olimpíada de Tóquio, em 2020, Duda Lisboa aos 22 anos pode entrar para a história da CBDE sendo a primeira atleta revelada no desporto escolar a conquistar uma medalha olímpica nesta modalidade.


Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Foto: CBDE/Divulgação
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Outras notícias