Brasil joga bem e conquista o 5º lugar no Mundial Escolar de Badminton

22/04/2018
Brasil joga bem e conquista o 5º lugar no Mundial Escolar de Badminton

PUNE - E o domingo começou com uma partida com sabor de final para o Brasil na “categoria escola”. A equipe feminina formada pelas atletas Sâmia Lima, Sayane Lima, Sânia Lima, Siziane Ferro e Gleyce Barbosa carregava o peso de definir a melhor participação brasileira num mundial escolar da modalidade. O jogo era contra a Turquia, país conhecido por ter fortes equipes em diferentes modalidades, incluindo o badminton.

Em jogo estava a definição de quem iria disputar a semifinal. Numa partida difícil e emocionante o Brasil perdeu a chance de subir ao pódio por muito pouco. A Turquia encerrou o confronto em 3 a 2 seguindo para a semifinal contra a China. A equipe escolar feminina enfrentou a Croácia e obteve a vitória por 5 a 0 e, no confronto final do Mundial, venceu a equipe dos Emirados Árabes por 5 a 0. Com este resultado, o Brasil conquista o 5º lugar no mundial, melhor resultado obtido até agora por brasileiros.

Um dos destaques do mundial foram às irmãs Sâmia e Sânia que, especialmente na partida contra a Turquia, mesmo com a derrota tiveram um rendimento muito bom mostrando técnica, agilidade e habilidade em vários lances. Para Sânia o resultado valeu como mais uma grande experiência em um mundial.

“Foi gratificante viver tudo isso tendo a oportunidade de compartilhar pouco do que sei sobre a modalidade com a equipe escolar brasileira. O nível da competição é muito elevado, já sabíamos disso, principalmente devido a tradição asiática. O jogo contra a Turquia e China foram os mais difíceis pois nossas adversárias eram muito ágeis e tinham um pulso muito rápido e o que fica é a experiência e os acertos que devemos realizar para os próximos campeonatos”, disse a atleta.

No escolar masculino a equipe formada por Moisés Lima, Thiago Mozer, Lucas Silva e Pedro Souza venceu todos os confrontos do dia por 5 a 0. O primeiro contra os donos da casa, a Índia B e o segundo contra a Georgia. A equipe escolar realiza seu último jogo no próximo dia 24/04 onde buscará o 9º lugar no mundial.

Quem também se despediu dessa edição do Mundial Escolar de Badminton foram os atletas William Guimaraes, Izak Batalha, Rafael Faria e Vinicius Alecrim. A equipe disputou o 6º lugar pela categoria seleção hoje pela manhã, contra os Emirados Árabes vencendo o confronto por 5 a 0. O primeiro lugar ficou com a China Taipei. O segundo com a Índia A e o terceiro com a França.

A seleção feminina conquistou o 7º lugar no campeonato hoje a tarde após vencer por 5 a 0 os Emirados Árabes. As finais serão realizadas na terça-feira (24).

“Foi minha segunda participação em um mundial escolar e estou muito feliz por ter melhorado meu desempenho tendo uma nova oportunidade de representar o meu país”, disse a atleta Giovanna Medrado que juntamente com Gleyce Barbosa participou em Malta do último mundial.

Para o técnico da seleção feminina, Adaziel Medrado, o saldo obtido pelo Brasil foi positivo e serve como incentivo para os próximos que virão.

“Acredito que nossos atletas estão evoluindo bastante no badminton. Jogar na Ásia e obter uma quinta colocação é um ótimo sinal de que estamos no caminho certo. Todos que estiveram na última edição do mundial da ISF perceberam o quanto o Brasil evoluiu. Agora é voltar para casa e continuar treinando com o objetivo de aperfeiçoar a técnica para que possamos em 2020 subir ao pódio”, disse o professor.


Departamento de Comunicação da CBDE
Jornalista responsável: Jesus Filho
Texto e foto: Alexandra Alves
E-mail: imprensa@cbde.org.br
+ 55: 061 99136-0090 / + 55: 061 3967-7176
Endereço sede: SCN Quadra 01 - Ed. Central Park, Sala 108
Brasília/DF - CEP 70711-903

Outras notícias